Catequese em língua espanhola

"Só Jesus oferece a alegria que ninguém pode tirar", diz bispo argentino aos jovens

“Eu peço que, nesta semana, vocês abram o coração nesta JMJ”

Por Daniel Machado
Enviado especial ao Rio de Janeiro

Cerca de 300 jovens participaram, na manhã desta quarta-feira (24), da catequese em língua espanhola no colégio Sagrado Coração de Jesus, região de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. O encontro faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude, na qual milhares de jovens se reúnem em paróquias e colégios da cidade para rezar e receber formação.

O encontro foi presidido por Dom Carlos Humberto Malfa, bispo de Chascomús, Argentina. Entre os jovens estavam argentinos, venezuelanos, paraguaios, chilenos e peruanos.

Catequese em língua espanhola no início das catequeses da JMJ (Foto: Robson Siqueira/CN)

Formação em língua espanhola no início das catequeses da JMJ (Foto: Robson Siqueira/CN)

No seu discurso, o bispo recordou que “a esperança é a chave para viver bem a juventude” e, citando os discursos de Bento XVI e de Papa Francisco, Dom Carlos exortou os jovens dizendo: “A alegria nasce do encontro pessoal com uma pessoa: Jesus Cristo. Só Ele oferece a alegria que ninguém pode tirar”.

“Eu peço que, nesta semana, vocês abram o coração para que este e encha da verdadeira alegria. Quem começa o caminho abatido não entendeu nada da mensagem de Jesus”, recordou Dom Carlos aos jovens.

Durante a catequese, cerca de 10 padres se revezavam no atendimento de confissões. A catequese teve seu encerramento com a Santa Missa presidida por Dom Carlos e concelebrada por mais de 15 sacerdotes.

Em entrevista ao portal cancaonova.com, Dom Carlos disse que “a Jornada Mundial da Juventude é um encontro renovado com Jesus e Seu Evangelho através de Sua Igreja e do encontro com Pedro que veio nos confirmar na fé. Então, neste encontro com Cristo, os jovens descobrem que vale a pena seguir Jesus e levar Seu nome a outros jovens”.

Dom Carlos Humberto Malfa, bispo de Chascomús, Argentina, em catequese a jovens latinos (Foto: Robson Siqueira)

Dom Carlos Humberto Malfa, bispo de Chascomús, Argentina, em catequese a jovens latinos (Foto: Robson Siqueira)

Perguntado sobre o que Francisco tem a falar para esta juventude do mundo, o bispo foi categórico: “Sem dúvida, vai ser uma mensagem de muita confiança, muita esperança, que confirme estes jovens na fé para que se comprometam com os mais pobres”.

Catequeses

São 273 locais espalhados, em 10 regiões do Rio de Janeiro e dioceses vizinhas, chamadas subssedes como Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Os peregrinos são direcionados às catequeses próximas aos seus locais de hospedagem, onde são distribuídos aos peregrinos o café da manhã.

Veja as fotos da catequese

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo