Na Feira Vocacional

Papa Francisco atenderá confissões na JMJ

Cinco jovens foram supreendidos com a notícia de que foram sorteados para serem atendidos em confissão por Francisco.

Hino da JMJ 2013 - Versão em inglêsO sorteio, que escolheu os nomes dos jovens, foi realizado pelo sistema de inscrição após oração dos diretores do Setor Preparação Pastoral e Inscrição do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, em 24 de maio.

Padre Arnaldo Rodrigues, diretor do Setor Preparação Pastoral, conta que ele mesmo ligou para os jovens para dar a notícia. “As reações foram diversas e muitos pensaram que era um trote”, completou.

O sorteio foi realizado por idiomas e não por países.

O local escolhido para o atendimento às confissões é a Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista, no dia 26 de julho. Os jovens sortudos são três brasileiros, um venezuelano e um italiano.  Os nomes não serão divulgados para preservar a identidade dos penitentes.

Os confessionários

Serão 100 os confessionários montados para os jovensOs confessionários, que acolherão as confissões dos cinco jovens e dos demais peregrinos da JMJ Rio2013, foram projetados pelo arquiteto espanhol Ignácio de Ozono.

Inspirado pela vista do Corcovado, a partir do bairro da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, os confessionários são formados por duas placas cruzadas de madeira branca, apoiadas uma na outra. No alto da estrutura, a cruz que lembra ainda mais o monumento inspirador. O projeto foi pensado de forma que o penitente fique de joelhos e o sacerdote sentado.

Ozono conta que começou o projeto logo que viu a notícia da existência de confessionários durante a JMJ. Após a finalização do conceito, a projeção da estrutura e os cálculos de sustentação, o arquiteto entrou em contato com o Comitê Organizador Local (COL) e ofereceu o serviço. A iniciativa foi aceita e haverá 100 confessionários que ficarão expostos na Feira Vocacional e, possivelmente, no Largo da Carioca e no Campo de Sant’Ana.

Esta é a primeira JMJ do arquiteto que já vive no Brasil há 38 anos. “A minha satisfação é que muita gente o utilize (o confessionário). Quanto mais, melhor! Tomara que, no final, descubram que foram poucos confessionários”, diz satisfeito o autor do projeto.

fonte: rio2013.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo