"Mídia visual, atrativa e leve"

JMJ ganha revista em quadrinhos

Uma das iniciativas do COL (Comitê Organizador Local), da Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em julho, no Rio de Janeiro (RJ), é uma história em quadrinhos que explica o objetivo do evento.

Em entrevista ao Jornal ‘O Globo’, o designer Gabriel Cruz explica que a ideia surgiu nos preparativos para a JMJ: “Eu já era voluntário e trabalhava no setor de preparação pastoral na área de criação de textos. Sugeri aos responsáveis a criação de um texto sobre a origem e objetivos da Jornada Mundial da Juventude numa mídia visual mais atrativa e leve. Não demorou muito para concluirmos que uma história em quadrinhos seria o caminho ideal”. Gabriel explica que se inspirou nos discursos dos Papas João Paulo II e Bento XVI nas últimas JMJs para fazer parte do roteiro:

“Tive liberdade total para criar a história, começando de forma cômica e passando à informativa e, depois, reflexiva. Para esta última, recorri à leitura de textos de monsenhor Luigi Giussani, sacerdote e teólogo italiano, fundador do Movimento de Comunhão e Libertação, e a discursos dos papas.

A história escrita por Gabriel mostra um menino explicando aos pais a origem do evento e sua importância. As ilustrações, no estilo mangá, foram feitas pelo designer e ilustrador Sami Souza, que usou um tablet para acelerar o processo de criação.

O arquivo, que está disponível pelo site oficial do evento, possui ainda versões traduzidas para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e polonês.

A ideia de fazer uma história em quadrinhos durante o evento, no entanto, não é novidade. Na última edição da Jornada, em 2011, em Madri, foi publicada uma história que contava a vida de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, desde sua eleição, em 2005. Na ocasião, a história foi elaborada por um grupo de católicos estadunidenses com ilustrações de um artista de Cingapura.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo