Vigário de Cristo retorna a Roma

Papa Francisco se despede do Brasil: "Até breve!"

“Já começo a sentir saudades do Brasil”, disse o Papa Francisco.

André Alves
Da redação

despedida_papa

Papa se despede do Brasil após sete dias no país.

“Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração”, disse o Santo Padre, antes de retornar a Roma. Após sete dias em terras brasileiras, em meio aos jovens, aos abraços em crianças e idosos, aos sorrisos de alegria e olhares atentos dos que o viram, Papa Francisco deixou o Brasil, na tarde deste domingo, 28.

Um clima de evidente emoção tomou conta dos brasileiros durante a despedida do Sucessor de Pedro, que visitou o país em virtude da 28º Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro.

“Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha”, disse o Santo Padre.

:: Discurso do Papa na cerimônia de despedida

:: Veja todas as fotos da JMJ

O Papa classificou como uma “semana inesquecível” os dias que passou no Brasil e agradeceu a todos os envolvidos na JMJ pela acolhida e pelo trabalho realizado.

“Agradeço, enfim, a todas as pessoas que, de um modo ou de outro, souberam acudir as necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé. Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer!”.

Despedida do Papa Francisco

Papa Francisco e vice-presidente Michel Temer durante cerimônia de despedida.

Durante a cerimônia, Francisco voltou a mencionar sua devoção à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e confirmou suas orações à Virgem Maria a favor da humanidade e dos brasileiros. “Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países.”

Na cerimônia de despedida, estiveram presente o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta; o Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno; o representante do Governo Federal e Vice-presidente da República, Michel Temer; o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o Prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, além de outras autoridades.

Como dito, o Papa Francisco pretende retornar ao Brasil, em 2017, para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.

O voo com o Sumo Pontífice decolou do Aeroporto Internacional do Galeão. Sua chegada está prevista para esta segunda-feira, 29, às 11h30 (hora italiana), em Roma.

 :: Veja Fotos da cobertura da JMJ Rio 2013

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo