“Que, nesta Jornada, aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além. Não levantem uma parede diante da vida. As paredes fecham, o horizonte faz crescer”, disse Francisco
Da redação, com Vatican News
Um dos eventos eclesiais mais aguardados deste ano de 2023 é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a primeira pós-pandemia. O evento está marcado para se realizar em Lisboa de 1o a 6 de agosto, com a participação do Papa.
Francisco já começou a encorajar os jovens, enviando uma mensagem aos 400 mil inscritos. Mesmo que alguns digam que irão a Portugal “a turismo”, no fundo, afirma o Pontífice, é “porque sentem necessidade de participar, de partilhar, de contar a sua experiência e receber a experiência do outro, têm sede de horizonte”.
“Vocês, jovens, que são 400 mil, têm sede de horizonte. Que, nesta Jornada, aprendam sempre a olhar o horizonte, a olhar sempre mais além. Não levantem uma parede diante da vida. As paredes fecham, o horizonte faz crescer. Olhem sempre o horizonte, também com os olhos, mas sobretudo com o coração. Abram o coração a outras culturas, a outros rapazes, a outras moças, que vêm também a esta Jornada.”
O incentivo de Francisco é para que se preparem para a Jornada, “para abrirem horizontes, para abrir o coração” e agradece por já terem se inscrito “com tanta antecedência”, fazendo votos que outros sigam o mesmo exemplo.
“Que Deus os abençoe, que a Virgem cuide de vocês. Rezem por mim que eu rezo por vocês. E não se esqueçam: paredes não, horizontes sim. Obrigado.”