Encontro no Vaticano

Papa aborda conversão ecológica em audiência com monges budistas

A conversão ecológica é o tema do encontro dos monges budistas do Camboja que realizam uma visita a Roma e se encontraram hoje com o Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A conversão ecológica é o tema que pauta o encontro dos monges budistas e citado na saudação do Papa / Foto: Public Domain Images por Pixabay

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira, 19, uma delegação de monges budistas do Camboja e dirigiu a eles uma saudação.

Francisco agradeceu pela visita dos monges, que visa consolidar a amizade como líderes religiosos empenhados em melhorar a cooperação inter-religiosa. Este é, segundo Francisco, um elemento importante da sociedade, permitindo que as pessoas vivam pacificamente como irmãs.

O tema do encontro dos monges é a conversão ecológica, o que sinaliza uma crescente sensibilidade e preocupação pelo bem-estar da terra, pontuou o Papa. Ele enfatizou a urgência de se procurar, através do diálogo em todos os níveis, soluções integradas baseadas no respeito da fundamental interdependência entre a família humana e a natureza.

Contribuição de budistas e cristãos

“A conversão ecológica ocorre quando se reconhecem as raízes humanas da atual crise ambiental; quando o verdadeiro arrependimento leva a abrandar ou a travar tendências, ideologias e práticas nocivas e desrespeitosas com a criação e quando as pessoas se empenham em promover modelos de desenvolvimento que curem as feridas infligidas pela ganância, pela procura excessiva de lucros financeiros, pela falta de solidariedade com os vizinhos e pela falta de respeito com o meio ambiente.”

Ainda em sua saudação, o Papa destacou que o diálogo revela a profunda riqueza que tanto budistas quanto cristãos oferecem em apoio aos esforços para cultivar a responsabilidade ecológica. “Tenho certeza de que também o encontro com os oficiais do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso oferecerá a oportunidade de explorar mais modos de promover a conversão ecológica através de iniciativas empreendidas pelo diálogo budista-cristão, seja no Camboja seja em toda a região”, concluiu Francisco.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo