Seguindo seu costume, o Pontífice invocou a proteção de Nossa Senhora antes de embarcar para Lisboa na próxima quarta-feira, 2
Da Redação, com Vatican News
Como de costume, o Papa Francisco visitou a Basílica de Santa Maior nesta segunda-feira, 31. Antes e depois de cada viagem apostólica, ele se dirige à igreja que abriga o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Na próxima quarta-feira, 2, ele embarca para Lisboa, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023.
A imprensa vaticana registra que esta é a 109ª visita de Francisco à imagem. Também é detalhado que ele, sentado, sozinho e em silêncio, “se deteve em oração” diante da efígie mariana que a tradição diz ter sido pintada por São Lucas, “confiando a ela a viagem e os milhares de jovens que ele encontrará nos próximos dias”.
A última vez que o Pontífice esteve na Basílica foi em 16 de junho deste ano, para agradecer pelo sucesso da operação de laparatomia na Policlínica Gemelli. Antes disso, o Papa havia visitado a igreja no final de abril, antes de partir para sua 41ª Viagem Apostólica, com destino à Hungria. Ele retornou para rezar pouco depois de desembarcar em Roma, vindo de Budapeste.
Oração pela JMJ no Angelus
Além de invocar a proteção de Nossa Senhora nesta segunda, o Santo Padre também confiou a ela, no domingo, 30, os jovens que participarão da JMJ. Após rezar o Angelus, ele pediu aos fiéis reunidos na Praça São Pedro que o acompanhem em oração na sua viagem a Portugal, e expressou:
“Tantos jovens, de todos os continentes, experimentarão a alegria do encontro com Deus e com os irmãos, guiados pela Virgem Maria, que depois da Anunciação ‘se levantou e partiu apressadamente’ (cf. Lc 1, 39). A ela, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo”.
Leia também
.: Papa no Angelus: busque, encontre e acolha o precioso amor de Deus
.: Papa apela para acordo de grãos: “o grito dos famintos sobe ao céu”