Agenda em Lisboa

JMJ: Papa atende jovens em confissão no Parque do Perdão

Três jovens puderam se confessar com o Papa; mais dois mil sacerdotes se revezam para atender os jovens em confissão nesses dias de JMJ

Luciana Barros
Correspondente em Lisboa

Papa atende jovem nos confessionários do Parque do Perdão, na JMJ / Foto: vatican Media / CPP/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Na manhã desta sexta-feira, 4, o Papa Francisco iniciou o dia de compromissos atendendo alguns jovens em confissão. O Pontífice deslocou-se para a Praça do Império, em Lisboa, onde está localizado o Parque do Perdão, um dos locais oficiais da Jornada Mundial da Juventude, muito visitado pelos jovens durante o evento.

O Parque do Perdão faz parte do complexo da Cidade da Alegria da JMJ. No local, o convite é para a reconciliação com Deus, lugar de se arrepender, ser ouvido e também ser iluminado pela misericórdia.

No percurso por onde passou para chegar ao local das confissões, o Papa pôde ver os peregrinos e moradores que lhe lançaram olhares curiosos.

O Papa chegou ao Parque e foi muito bem recebido pelo canto dos peregrinos e também por voluntários, que aproveitaram o momento para ver o Pontífice de perto. Ele foi conduzido em sua cadeira de rodas ao confessionário, onde três jovens puderam se confessar: um italiano e outros 2 jovens de países de língua espanhola, Guatemala e Espanha.

Após o momento de confissão, Francisco retornou ao veículo oficial e partiu rumo ao bairro da Liberdade, para o Centro Paroquial de Serafina. Lá, o Papa teve um encontro com os representantes de alguns centros de assistência sócio-caritativa.

Encontro com a misericórdia de Deus

No Parque, não faltam oportunidades para os peregrinos que desejam buscar o sacramento da reconciliação. Jovens de diversas nacionalidades encontram sacerdotes para se confessar em qualquer uma das cinco línguas oficiais da JMJ: português, inglês, espanhol, francês e italiano. Os padres estão distribuídos pelos 150 confessionários feitos por reclusos dos estabelecimentos prisionais de Coimbra, de Paços de Ferreira e do Porto.

O local pode ser visitado durante os quatro dias do seu funcionamento. Lá, os jovens podem encontrar a alegria da reconciliação com Deus.

“Tal como Maria se levantou para ir ao encontro de Isabel, o Parque do Perdão é este espaço de reencontro com Deus, com o próprio e com os outros. Um cais de partida para um coração novo, reconciliado com as suas feridas. A oportunidade de um reinício radical de uma história que só a força do perdão pode eternizar!”, relata a organização da JMJ 2023.

Dois mil sacerdotes se revezam para atender as confissões durante a JMJ. Neste parque, já se confessaram em torno de 16 mil jovens. As confissões ficam disponíveis até o final da tarde desta sexta-feira, conforme o cronograma oficial da JMJ 2023.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo