Capelinhas das Aparições

Em Fátima, Papa reza o terço pelos jovens e pela paz

Francisco já esteve em Fátima em 2017 e retornou hoje por ocasião de sua viagem a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude

Da Redação, com informações do Vatican News

Diante da imagem de Fátima, na Capelinha das Aparições, o Papa discursou e rezou o terço / Foto: Reuters/Guglielmo Mangiapane

Mais de 200 mil jovens e fiéis de várias partes do mundo rezaram o terço com o Papa Francisco neste sábado, 5, em Fátima, Portugal. Após uma visita em 2017, o Pontífice retornou hoje ao Santuário por ocasião de sua visita ao país na Jornada Mundial da Juventude. Na intenção de oração, os jovens e a paz.

Chegando a Fátima de Lisboa, o Papa percorreu, de papamóvel, as ruas de Fátima e a grande praça da fé diante da Capelinha das Aparições. Abençoou os presentes e acariciou as crianças e, diante da imagem de Nossa Senhora, ficou em silêncio em oração. Também fez uma homenagem com flores a Maria. Então, rezou o terço na Capelinha das Aparições.

Jovens com deficiência e seus acompanhantes, leigos e consagrados rezaram, em várias línguas, os cinco mistérios gozosos do Terço, junto com o Papa. Foram 97 jovens com deficiência e jovens reclusos que “não podem participar na Jornada Mundial da Juventude” em Lisboa.

Ao sair da Capelinha, o Papa abençoou a pedra da nova sede da Santa Casa da Misericórdia de Ourém-Fátima. Também saudou 15 jovens que representam os jovens reclusos e os jovens doentes e portadores de deficiência que o acompanharam na oração do Terço.

Francisco regressou a Lisboa de helicóptero. Seu próximo compromisso, no contexto da JMJ, será a vigília, no Parque Tejo.

Mensagem do Santo Padre

Na ocasião, Francisco fez um discurso em que destacou a presença constante de Nossa Senhora. Observou a imagem da pequena capela das aparições, que representa uma bela imagem da Igreja: acolhedora e sem portas.

O Santo Padre renovou seu desejo de uma Igreja, que é mãe, assim: de portas abertas para todos, para facilitar o encontro com Deus. “Porque todos são importantes aos olhos do Senhor e de Nossa Senhora”.

Atendo-se ao tema desta JMJ – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)” – o Papa afirmou que Maria é a “Senhora da pressa”, porque com a pressa ela responde imediatamente às orações. “Ela se apressa para estar perto” e “sempre nos aponta para Jesus”. O Pontífice convidou os fiéis a apresentarem os problemas a Maria, porque Ela, com seu coração, “sinaliza a Jesus para que venha”.

As intenções do terço

O primeiro mistério, em português, teve como intenção os jovens presidiários, “para que, com o auxílio de Maria, possam sentir a ternura de Deus Pai nas suas vidas e vivam na confiança de que Ele nunca os abandona”, informa o Santuário.

Os jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude foram a intenção do segundo mistério, “para que estimulados pela atitude de Maria, se levantem apressadamente e anunciem a todos a Boa Nova de Jesus.”

O terceiro mistério, rezado pelos jovens doentes e com deficiência, foi “para que, à semelhança do carinho de Maria por Jesus, sintam o apoio e o conforto de todos e não sejam vítimas de discriminação”.

A primeira parte do quarto mistério foi rezada em inglês e a segunda em alemão e a intenção foi a paz. “Rezemos pela paz, para que a Virgem Santa Maria, que em Fátima pediu ‘quero que rezem o terço para alcançarem a paz’, apresente as nossas orações ao Senhor e seja concedido ao mundo um duradouro tempo de paz.”

O quinto e último mistério foi rezado por intenção do Papa Francisco, “para que Nossa Senhora de Fátima lhe faça sentir a sua presença materna, o envolva na luz imensa que é Deus e o guarde no seu Imaculado Coração”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo