Jovens salesianos que participam da JMJ 2023 tiveram um encontro particular, o Dia SYM, promovido pelo Movimento Juvenil Salesiano
Roger Ferrari
Correspondente em Lisboa
Do pequeno oratório em Turim, na Itália, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal. O carisma Salesiano, depois de tantos anos, continua a reunir milhares de jovens de diversas partes do mundo. Dom Bosco acreditou com todo seu coração na evangelização da juventude e na força de viver a caridade em sua entrega por amor aos jovens, e desta, fecundou o carisma Salesiano nas nações. E o que foi vivenciado por Dom Bosco continua se espalhando na vida de tantas pessoas.
A World Youth Day (WYD) DON BOSCO 23 é o nome da organização do Movimento Juvenil Salesiano responsável pela convocação dos jovens dos vários ambientes Salesianos, de todo o mundo, para participarem da JMJ. Além de vivenciarem a jornada com o Papa, eles participam de um encontro em particular, o Dia SYM.
Estes mesmos organizaram o SYM DAY Festival que aconteceu nesta quarta-feira, 2, na Casa Salesiana do Estoril, nas proximidades de Lisboa. O evento contou com a presença do Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, e da Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola.
Segundo o Reitor-mor, os jovens vêm verdadeiramente sabendo que estão respondendo a um convite do Papa, mas que, no centro deste grande encontro, está o Senhor Jesus, por isso eles vêm com o coração muito preparado para deixar tudo falar com eles.
“Eu acho que são coisas lindas e também temos que reconhecer quem é capaz de reunir um milhão de jovens, creio que só pela fé em nosso Senhor Jesus”, afirmou padre Ártime.
SYM DAY Festival
Com o tema “COME, LIVE, PROCLAIM (“VEM, VIVE e ANUNCIA”), esta grande festa da juventude teve mais de oito mil inscritos, de mais de 50 países diferentes. Os jovens puderam viver a fraternidade nas atividades propostas do evento.
Os jovens se reuniram e puderam viver a espiritualidade salesiana como em um grande oratório, com música, show, oração do terço e oração pelas vocações. Foi necessário contar com a ajuda de 850 voluntários na preparação do festival e nas diversas atividades.
“Penso que a melhor maneira de definir tudo é com a palavra comunidade”, contou Federico Campi, jovem italiano participante do SYM DAY Festival. Para ele, estar com a comunidade faz com que o mundo salesiano seja melhor expressado. “É uma união interior e forte que consegue acolher a todos e graças ao sentimento de comunidade é possível viver uma bela experiência”.
Para Simone Banaudi, também peregrino da Itália, o festival foi muito bonito, porque todos os salesianos se reuniram, e para ele é muito bom sentir que pertence a um grupo e estar em contato com os jovens. Para ele, algo essencial e que os distingue é o fato de estarem sempre juntos, superiores, padres, jovens, todos unidos.
Os jovens seguem na programação da WYD Don Bosco 23 e JMJ, explorando o carisma Salesiano nos encontros que fazem por lá.