window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

FIM DA ESPERA

Começa a JMJ 2023: confira programação do primeiro dia e locais

Missa de abertura presidida por Dom Manuel Clemente marca início das atividades, na Colina do Encontro; Cidade da Alegria também tem atividades

Gabriel Fontana
Da Redação, com informações de Lívia Lourenço

Peregrinos passeiam pela Colina do Encontro, onde acontece a Missa de Abertura nesta terça-feira, 1º / Foto: Joyce Mesquita

Chegou ao fim a maior espera por uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Inicialmente programada para 2022 e adiada por conta da pandemia de Covid-19, a JMJ de Lisboa começa nesta terça-feira, 1º de agosto, depois de 1647 dias de espera desde a Missa de envio celebrada na Cidade do Panamá, em 2019.

Milhares de jovens já estão em terras portuguesas, sendo acolhidos para viver o maior encontro católico de jovens do mundo. Entre esta terça e o próximo domingo, 6, diversas atividades buscam promover o encontro de cada peregrino com Jesus, atendendo ao objetivo de São João Paulo II ao criar a Jornada Mundial da Juventude.

Segundo a programação oficial, a recepção dos peregrinos acontece das 9h às 16h (no horário local). A Missa de Abertura, que acontece na Colina do Encontro, começará às 19h e será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, com transmissão pela TV Canção Nova. 

Onde acontece a JMJ 2023

A Colina do Encontro está situada no espaço do Parque Eduardo VII. Nela também acontecerão outros eventos centrais da JMJ, entre os dias 1º e 4 de agosto – o Acolhimento do Papa Francisco e a Via-Sacra. O nome foi escolhido por evocar o encontro com Cristo Vivo, principal objetivo da JMJ.

Ele representa também a experiência da Igreja jovem que se encontra em Lisboa e que quer sair ao encontro de todos; o encontro entre Maria e Isabel, verdadeiro encontro entre gerações; e o encontro do Papa São João Paulo II, idealizador da JMJ, com Lisboa, em 1982, no Parque Eduardo VII. Também será neste mesmo local que os jovens irão se encontrar com o Papa Francisco pela primeira vez na JMJ Lisboa 2023.

Acesse
.: Página especial sobre a JMJ Lisboa 2023

Os eventos centrais dos dias 5 e 6 de agosto – a Vigília e a Missa de Envio –, por sua vez, acontecem no Campo da Graça. Localizado no Parque Tejo, o nome foi escolhido porque este será o espaço onde os peregrinos irão celebrar, em ação de graças, a Vigília e a Santa Missa. Para outras informações sobre os eventos centrais, clique aqui.

Além deles, há ainda a Cidade da Alegria, localizada no Jardim Vasco da Gama – Frente de Belém. Nela estão situados o Parque do Perdão, onde há atendimento de confissões e uma capela. A Cidade da Alegria também recebe a Feira Vocacional e diversas atividades do Festival da Juventude. Outras centenas de atrações acontecem em outros pontos da cidade e de municípios próximos. Para conferir a programação completa do festival, clique aqui.

Veja ainda, a seguir, os mapas dos locais onde acontece a JMJ Lisboa 2023:

Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII / Foto: JMJ Lisboa 2023

Campo da Graça, no Parque Tejo / Foto: JMJ Lisboa 2023

Cidade da Alegria, no Jardim Vasco da Gama – Frente de Belém / Foto: JMJ Lisboa 2023

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo