No Estado da Pensilvânia, Santo Padre cumpre o principal objetivo de sua viagem que é o Encontro Mundial das Famílias
Rodrigo Luiz
Enviado especial aos Estados Unidos
O Papa Francisco chegou neste sábado, 26, à Filadélfia para o principal objetivo de sua viagem aos Estados Unidos, o VIII Encontro Mundial da Famílias. O qual a Missa de encerramento no domingo, 27, deve reunir 1,5 milhão de fiéis.
.: Leia outras notícias sobre o Encontro Mundial das Famílias
O primeiro compromisso do Pontífice é uma Missa com bispos, padres e religiosos na Catedral de São Pedro e São Paulo. Na Avenida Benjamin Franklin que dá acesso à Catedral de São Pedro e São Paulo, fiéis ficaram na expectativa de ver a passagem do papamóvel. “Queremos ver a santidade de Francisco e ouvir o que ele vai dizer a nós imigrantes”, afirma Rosi e Luis Campagnin, que moram na Filadélfia há 12 anos.
Entre os participantes, existem centenas de brasileiros. “Espero há três anos por esta visita do Papa”, conta Fernando de Souza. Casado há dois anos, mora no país norte-americano. “O principal objetivo da vinda do Santo Padre são as famílias. Vim de uma família católica e não quero perder a educação que recebi dos meus pais”, diz. Ele acredita que esta oitava edição do evento mundial ajudará na preservação dos valores familiares.
Católicos em um país de predominância protestante
“Viva a Igreja Católica”, aclamam hispanos que vivem no país de maioria protestante. Eles expressam a alegria de sua fé pelas ruas. De acordo com a brasileira Amélia Pereira, há 21 anos nos Estados Unidos, Francisco consegue transmitir a fé a católicos e a não católicos. “Um americano me disse que a mãe dele foi a Nova Iorque ver o Papa de perto e ela é Testemunha de Jeová”, revelou Amélia que atua na evangelização.
Água personalizada para ser abençoada
Um grupo de brasileiros, da Flórida, veio uniformizado e até preparou uma garrafa de água personalizada para ser abençoada pelo Santo Padre. Weyne Araújo conta que 55 pessoas vieram de Orlando, Flórida. “Aqui, nossa fé é alimentada pela Canção Nova”, conta Cilmara Lourenço que acompanha a programação em um aplicativo de celular.