Casais e padres, jovens e idosos: colaboração para a construção da Igreja

Temáticas estiveram em evidência na abertura das conferências que acontecem em Roma, no Encontro Mundial das Famílias 

Mauriceia Silva
Da Redação

O casal Emma Cicarelli e PierMarco Trulli / Foto: Joyce Silveira

A unidade entre casais e padres, jovens e idosos na construção da Igreja. Essas temáticas estiveram em evidência nas conferências do Encontro Mundial das Famílias nesta quinta-feira, 23, segundo dia do evento. As conferências são de cunho teológico, sendo que cada temática se articula com os subtemas dos dez painéis, em formato de mesa redonda, com questões pastorais prioritárias relativas à família. Quase a totalidade dos palestrantes são casais, provenientes de 17 países.

O dia começou com a Missa presidida pelo prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farell. Na sequência, uma palestra sobre “Igreja Doméstica e Sinodalidade” foi apresentada pelo casal Gregory e Lisa Popcak. Essa primeira palestra discorreu sobre como essas vocações são complementares e corresponsáveis; que famílias e pastores devem estar juntos na missão; e que a comunidade de fé deve ser como uma família.

Esposos e Sacerdotes juntos para construir a Igreja

Um outro painel foi conduzido pelo casal Emma Cicarelli e PierMarco Trulli, sobre o tema “Esposos e sacerdotes unidos para construir a Igreja”. O casal é casado há 30 anos e possui quatro filhos. Trabalham com jovens e famílias nas comunidades e colaboram com a diocese de Roma na pastoral. 

Emma abriu o discurso enfatizando o sentido do tema do painel. “ ‘Esposos e sacerdotes juntos para construir a Igreja’, este título que para nós não é só uma frase linda, mas uma referência contínua do nosso serviço,  tendo o modo, experimentamos a quantidade e a beleza da mesma”. 

“De fato, é uma experiência do nosso empenho durante anos, de que quando há colaboração entre os sacerdotes e os cônjuges, a Igreja se regenera e tem uma plenitude que leva tudo ao sucesso”, afirmou PierMarco.

“Como disse o Papa Francisco na Amoris Laetitia, ‘é importante criar espaços para comunicar’. Hoje esses nossos irmãos, vão apresentar novas experiências, que esta exortação apostólica está tendo em toda Igreja.”

Duas vocações complementares e corresponsáveis

O primeiro testemunho com o casal Daila e Uldis Zurilo, da Letônia, juntamente com o padre Juris Jalinskis, destacou a importância do trabalho conjunto de sacerdotes e famílias. 

“Ao longo de muitos anos dedicamos centenas de horas para ajudar outros casais a fortalecer os seus relacionamentos e relacionamentos esses que em alguns casos atingiam situações de crise.” afirmou Uldis. 

O casal, muitas vezes, trabalhou também com casais em parceria com sacerdote. Eles afirmam que, a partir dessas experiências, adquiriram a convicção de que os casais e os ministros ordenados devem trabalhar juntos para promover o desenvolvimento espiritual da Igreja.

“Na nossa opinião, cônjuges e sacerdotes devem fortalecer a sua cooperação em todas as paróquias e gostaríamos de destacar dois aspectos cruciais dessa relação, a complementariedade e a corresponsabilidade.”

Uldis explica que, na Exortação apostólica Amoris Laetitia, isso significa que o Papa Francisco encoraja os casais a envolverem-se e a serem corresponsáveis no ministério pastoral da Igreja. Para ele, apesar desse apelo ter sido relevante, desde o Concílio Vaticano II, os casais, sentem-se muitas vezes apreensivos, inseguros quanto ao modo de  contribuir na vida espiritual nas suas paróquias.

“Há séculos os sacerdotes são os principais a expressar os valores da Igreja, enquanto os leigos desempenham um papel mais passivo, então a maior parte do desenvolvimento espiritual fica nos ombros dos sacerdotes.”

O padre Juris Jalinskis explicou que, na Audiência geral de 10 de Outubro de 2018, o Papa Francisco afirmou que toda vocação Cristã é esponsal, isto é relativo a esposos, porque é fruto do vínculo do amor no qual todos somos regenerados, e é um vínculo de amor com Cristo. “Por conseguinte, a vida de amor à qual todo cristão é chamado, realiza-se tanto no matrimônio quanto no sacerdócio”, afirmou o sacerdote. 

Para Jalinskis, a Igreja nunca viu o sacerdócio e o celibato em oposição ao casamento e à vida familiar. “Ambas as vocações não se opõem, mas se complementam na vocação humana, integral, para amar e dar a própria vida”.

Junto a outros casais e sacerdotes, o painel também discorreu sobre as seguintes temáticas: “Famílias e pastores juntos em missão” e “fazer comunidades entre as famílias”. 

Jovens e idosos juntos pela Igreja do futuro

Já o segundo painel repercutiu sobre a temática “Jovens e idosos juntos pela Igreja do futuro”. A palestra abordou o papel dos avós, a participação dos jovens e idosos no caminho sinodal e a atuação dos mais velhos nas ações pastorais da Igreja.

A segunda palestra tratou sobre o “Acompanhamento dos primeiros anos do matrimônio”, e foi ministrada pelo casal Eduardo e Mónica Gonzáles Soriano, ambos atuam na Pastoral Familiar da Arquidiocese de Toledo, na Espanha. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo