Na 53ª Assembleia da CNBB, será eleita a nova presidência da entidade para o quadriênio de 2015 a 2019 e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais
Alessandra Borges
Enviada especial à Aparecida
Neste ano de 2015, a 53º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será eletiva, portanto, será escolhida a nova presidência para o quadriênio de 2015 a 2019 e os presidentes das Comissões Episcopais e Pastorais.
Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB
O atual presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP), confirmou que, durante a Assembleia Geral, haverá a eleição dos quatro representantes da CNBB para o próximo Sínodo das Famílias, além da delegação dos dois suplentes para o Sínodo e um para o Conferência Episcopal Latino-americana (CELAM).
As eleições serão realizadas com 15 urnas eletrônicas dispostas ao fundo da plenária, mas a novidade é que, neste ano, a votação vai acontecer por meio de autenticação eletrônica. Cada bispo terá uma carteira com chip de radiofrequência para validar sua votação.
“Esse sistema eletrônico, que será usado, vai agilizar muito as nossas eleições para que possamos dedicar mais tempo aos outros temas previstos na nossa pauta”, disse Dom Damasceno.
Os bispos eleitos para a nova presidência e Conselho Episcopal Pastoral tomarão posse no dia 24 de abril, às 10h30, na Missa de encerramento da 53º Assembleia da CNBB.