Lançamento

Série aprofunda leitura da Bíblia para levar ao encontro com Cristo

Saiba novidades da terceira edição da série “A Bíblia foi escrita pra você” e entenda como a leitura diária da Palavra de Deus tem poder de transformação

Kelen Galvan
Da redação

Bastidores da gravação do programa / Foto: Bruno Marques – CN

A Palavra de Deus ganha um destaque especial em setembro. Aqui no Brasil, a Igreja Católica celebra o mês da Bíblia desde o ano de 1971, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos fiéis sobre as Sagradas Escrituras. E para ajudar nesta experiência, o Portal Canção Nova lança, a partir de segunda-feira, 1º, a terceira edição da série “A Bíblia foi escrita pra você”. A primeira edição foi exibida no ano de 2023. 

A escolha do mês da Bíblia está ligada a São Jerônimo, cuja memória litúrgica é celebrada dia 30 de setembro. “Este santo dedicou grande parte de sua vida ao conhecimento e à tradução das Sagradas Escrituras. No fundo, nas Escrituras Sagradas São Jerônimo encontrava Cristo. É neste sentido que ele diz uma frase maravilhosa: ‘Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo'”, explica o sacerdote da Comunidade Canção Nova, Padre Alex Freitas.

“A Bíblia foi escrita para você”

A terceira edição da série “A Bíblia foi escrita pra você” será exibida diariamente entre os dias 1º e 30 de setembro. “A série contará com 30 episódios, com duração média de oito minutos, que serão postados no Portal Canção Nova todos os dias às 6h. Caso o internauta perca algum episódio, ele poderá acessar o canal de Formação no portal e ter acesso aos vídeos já exibidos”, explica a diretora e produtora da série, Elisângela Aparecida Moreira Borges.

Ela conta que esta edição terá algumas novidades: “o cenário teve algumas alterações, para dar um ar de mais profundidade e foco à Palavra de Deus, que é o centro desta série, e os apresentadores estão bem variados em relação aos anos anteriores, com o propósito de proporcionar ao espectador uma forma diferenciada para estudar e compreender a Palavra de Deus”, destaca.

Outro diferencial foi a definição do livro bíblico que será estudado nesta edição. “Foi escolhida a Carta aos Romanos, sugerido pela Santa Sé como base para o Jubileu da Esperança”, enfatiza Elisângela.

Apresentadores desta edição da Série “A Bíblia foi escrita para você” / Foto: Bruno Marques e Daniel Xavier – CN

Método ensinado pelo Padre Jonas

A vivência da Palavra de Deus é um dos pontos altos da espiritualidade da Canção Nova. O fundador da Comunidade, Padre Jonas Abib, ensinou um método para o estudo da Bíblia, publicado em seu livro “A Bíblia no meu Dia-a-Dia”.

“O método que o padre Jonas ensinou e que, diga-se de passagem, já foi comprovada sua eficácia, tem o diferencial de tirar da inércia aqueles que não sabem por onde começar ou são inábeis no manuseio da Bíblia”, destaca padre Alex Freitas.

O sacerdote explica que Padre Jonas ensina o passo a passo de como abordar as Escrituras de modo interativo, com a Bíblia, caderno e caneta, mas também traz o método tradicional da Igreja, da leitura orante da Palavra. “Aqueles que se aventuram nesse método experimentam pouco a pouco um ‘banquete’ da Palavra de Deus”, afirma.

Deixar-se transformar

Padre Alex Freitas / Foto: Arquivo Canção Nova

Padre Alex destaca que o estudo bíblico proporciona o conhecimento de Cristo, por isso é de vital importância, e dá uma dica aos principiantes: “importa lembrar que, especialmente para iniciantes na fé, é fundamental conferir como o Magistério da Igreja interpreta as passagens da Escritura, para que se evite interpretações errôneas e se possa ter os verdadeiros frutos da Palavra de Deus. A Bíblia deve ser lida no espírito da comunhão da Igreja, porque foi assim que as Escrituras foram constituídas, na comunhão do povo de Deus”, explica.

O sacerdote afirma que “a transformação que a leitura diária da Palavra de Deus pode fazer no cristão é a mesma que Jesus fez na vida dos discípulos”.

“O Reino de Deus vai lançando raízes no coração do fiel. É como a semente que Jesus fala no Evangelho, ela vai crescendo até virar um grande arbusto. Especialmente quando meditada, contemplada, as Sagradas Escrituras nos põe diante da visão de Deus pela fé. E diante de Deus, em oração meditativa, é como estar diante do sol, pois só podem acontecer duas coisas quando estamos diante do sol: ou nós fugimos ou somos transformados”.

O sacerdote motiva os fiéis a escolherem a segunda opção. “É isso que Deus quer fazer em nós através do contato assíduo com a Palavra de Deus: Ele quer transformar nossas vidas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo