Ação multimídia

Projeto “Todos os Santos” promove evangelização por meio da música

Para cada mês de 2025, o projeto prevê um lançamento musical e conteúdo multimídia sobre a vida de um santo

Jéssica Marçal
Da Redação

Bastidores de gravação do projeto Todos os Santos / Foto: Divulgação

Uma forma de evangelização pela música, inspirada na vida de santos que trouxeram tantos exemplos ao longo da história da Igreja. Essa é a proposta da Gravadora Canção Nova com o projeto “Todos os Santos”, que oferece, por meio da música, uma experiência de reflexão, oração e conexão com a vida dos santos.

O diretor artístico da Gravadora Canção Nova, Carlos Tocco, conta que o projeto nasceu no começo de 2024, com a composição de uma música dedicada ao Padre Pio. Mesmo sendo uma boa composição, ficou uma música isolada, com dificuldade de um contexto para o lançamento.

“Aí o Gabriel (Corrêa), que trabalha conosco na gravadora, teve a ideia de fazer um EP ‘Todos os Santos’. Isso foi ficando maior até que a gente teve a ideia de fazer realmente um álbum chamado “Todos os Santos”, mas lançando durante todo o ano. No final do ano tivemos essa ideia mais amadurecida e começamos a pensar em lançar, em cada mês, uma música de um santo celebrado naquele mês”.

Dom Bosco, o primeiro da série

A iniciativa começou, então, neste ano de 2025 com o lançamento da música “O Sonho de Dom Bosco” em janeiro, interpretada pelo missionário da Comunidade Canção Nova, Pedro Pinheiro. Ele é um dos vocalistas do Ministério Amor e Adoração.

“Decidimos começar com Dom Bosco, pois o Padre Jonas Abib, sendo salesiano, sempre teve uma devoção muito grande ao santo, tendo consagrado a Canção Nova a ele e o colocado como patrono da comunidade”, explica o coordenador da Gravadora Canção Nova, Gabriel Corrêa.

Gabriel acrescenta que a música tem uma particularidade: ela conta a vida de Dom Bosco pela perspectiva de São Domingos Sávio. “Dom Bosco sempre sonhou com a juventude santa e a música fala sobre isso. Domingos Sávio é a concretização deste sonho.”, explica.

Uma série de lançamentos

Mais que um álbum, o projeto prevê uma série de lançamentos musicais e conteúdos multimídia, levando a uma imersão na vida e legado de santos de diferentes épocas. Segundo Gabriel, os vários recursos audiovisuais disponíveis ajudam a somar forças para divulgar os projetos para um maior número de pessoas.

“Pensando nisso, o projeto conta com a parceria do Portal Canção Nova, que produzirá conteúdos voltados para a história do santo. Nosso canal no Youtube, que é o nosso principal canal, terá não só o videoclipe do cantor interpretando a canção, mas também um vídeo com a oração de devoção do santo. As músicas estarão nas plataformas digitais e aplicativos de música e também teremos divulgação dos vídeos na programação da TV Canção Nova.”, informa Gabriel.

Tocco ressalta também que o mercado musical mudou bastante ao longo dos anos. Antes, as músicas eram lançadas em discos, CDs e DVDs, mas hoje o processo ficou mais digital. “Todas as pessoas que trabalham no meio musical precisam trabalhar com esse pensamento multimídia, tanto vídeo quanto áudio e não somente isso, mas também a divulgação em outras plataformas, como as redes sociais, que vão ajudar bastante. Cada música vira um projeto multimídia”. Mas ele faz a ressalva de que tudo isso são apenas meios de evangelização. “O fim sempre é a Palavra de Deus e a mensagem de conversão”, pontua.

Próximos lançamentos

A Gravadora já tem um planejamento para todo o ano, com os santos definidos para cada mês: São Gabriel da Virgem Dolorosa (fevereiro), São José (março), Carlo Acutis (abril), Domingos Sávio (maio), Santo Antônio (junho), Chiara Corbella (julho), Santa Clara (agosto), Padre Pio (setembro), São João Paulo II (outubro), Santa Cecília (novembro) e Santa Luzia (dezembro).

A escolha se deu a partir de pesquisa e seleção dos santos mais conhecidos, no contexto de Brasil, em cada mês. A exceção ficou com São Gabriel da Virgem Dolorosa. “Ele não é tão conhecido no Brasil, mas estamos fazendo um trabalho em conjunto com a Dramaturgia Canção Nova, que fez um filme sobre este santo e nos pediram uma música.”, ressaltou Tocco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo