MISSIONÁRIA

Luzia Santiago, Cofundadora da Canção Nova, completa 76 anos de vida

Ela é voz, presença e oração viva. Mulher de fé que atravessou a dor e encontrou a missão. Neste 26 de junho, celebramos o dom da vida de Luzia Santiago, cofundadora da Comunidade Canção Nova e mãe espiritual de tantas pessoas. Uma trajetória marcada pela coragem, amor e pela fidelidade a Deus. Acompanhe, agora, uma homenagem especial pelos 76 anos dessa mulher que leva luz por onde passa.

Reportagem de Matheus Alves
Imagens Arquivo TV CN e Matheus Alves

Missionária, apresentadora, mulher de fé. Na origem do nome em latim aquela que traz luz. Consigo carrega uma chama de amor pela evangelização e um ardor pelo resgate de almas para o céu. Vida entregue, dons a serviços de muitos, milhares, de todas as origens e estados. Foi além e fora do Brasil também levou a palavra de cura, libertação e fé. 

O ano é 1949 e nasce em Virgínia, Minas Gerais, uma menina marcada para missão. Filha de Francisco de Assis e Anita, crescem em uma família católica, onde aprende os primeiros passos na fé, mas seria preciso atravessar a dor para alcançar a plenitude da vocação. E ao final de junho, entre São João e São Pedro, homens simples, escolhidos por Deus para grandes missões, celebramos a vida desta mulher, que também respondeu ao chamado de Deus com coragem e entrega. Sinal da vontade do alto na missão de Luzia.

Em 1972, aos 23 anos, após apenas 40 dias de casada, Luzia fica viúva. O luto conduz a um profundo questionamento: “em que tenho apoiado a minha vida?”. É no meio do deserto da dor que houve o chamado de Deus, participa de um encontro de jovens em Lorena, interior de São Paulo, e ali, sob a direção espiritual do então jovem padre Jonas Abib, inicia sua conversão.

O eco da palavra em Isaías 54 ressoa em sua alma, dá gritos de alegria, estéril, tu que não tens filhos. Aquela promessa torna-se realidade e Luzia compreende que sua maternidade não seria biológica, mas espiritual. Filhos da dor, do amor e da esperança, daqueles que se aproximam e por ela são acolhidos.

Nos anos 70, a Renovação Carismática entra em seu caminho com a força do Espírito Santo. Luzia mergulha nos seminários de vida, retiros e encontros de liderança. Forma-se em serviço social e filosofia. Buscando compreender o homem para melhor servi-lo. E o que aprende, coloca a serviço do evangelho. 

Em 1978, ao lado do padre Jonas Abib, ajuda a fundar uma comunidade que viria a transformar vidas: a Canção Nova. Luzia é cofundadora, é alma feminina na origem do carisma, presença materna na construção espiritual da missão, também se torna esposa. E a partir de 1990, Eto se torna seu companheiro inseparável na vida e na obra. 

“Eu dou graças a Deus, um dos grandes frutos do meu sacerdócio é justamente a Luzia, a mulher de Deus que ela é”, disse o fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib sobre sua amizade.

 Décadas seguintes evangeliza por todos os meios rádio, televisão, livros e retiros. É apresentadora do programa “O Amor Vencerá”, que entra nos lares como oração partilhada. Escreve com ternura e profundidade espiritual, sempre movida pela certeza de que quem ama sempre vence. Ao todo são seis livros, entre eles, ‘Sofrer sem nunca deixar de amar’, e ‘Comece bem o seu dia’. E produções oracionais como ‘Livrai-nos do mal’. 

Hoje, aos 76 anos, Luzia é presença viva na Canção Nova. Seu nome se tornou símbolo de maternidade espiritual, voz doce e firme, rosto de oração. Coração que se dobra, mas não se rompe. O carisma de Luzia se atualizou ao longo dos anos. Para não perder a proximidade com os peregrinos, ela se adaptou e se faz presente também por meio das redes sociais, onde interage com os fiéis, levando consolo e fé. “Vai em frente, não tenha medo, use dos dons do Espírito Santo, avance”.

Missionária incansável, mulher segundo o coração de Deus. Seu legado vai da origem da Canção Nova. Está em cada alma resgatada, vida tocada e lágrima que virou esperança. Luzia não se apagou, tornou-se luz para muitos. O amor se dobra para não se romper. E é por amor que ela segue, vencendo com Cristo para sempre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo