O Jubileu dos Doentes tem início com a peregrinação rumo à Porta Santa da Basílica de São Pedro, nessa sexta-feira, 10
Da redação, com Agência Ecclesia
O Vaticano vai oferecer consultas gratuitas nas quatro basílicas papais (São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora de muros e Santa Maria Maior), por ocasião do Jubileu dos Doentes que acontece entre essa sexta-feira, 10, e domingo, 12.
De acordo com a Rádio Vaticano, a partir dessa sexta-feira, 350 voluntários vão dedicar-se em especial aos moradores de rua de Roma, nas áreas de clínica geral, dermatologia, ginecologia e pediatria.
A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira, 9, durante coletiva de imprensa, pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, durante a apresentação do programa do Jubileu dos Doentes e Pessoas com Deficiência, que vai ser encerrado pelo Papa no domingo.
O arcebispo italiano adiantou que o Ano da Santo da Misericórdia (dezembro de 2015-novembro de 2016) proclamado pelo Papa já levou a Roma e ao Vaticano mais de 9 milhões de pessoas.
Programação
O Jubileu dos Doentes tem início com a peregrinação rumo à Porta Santa da Basílica de São Pedro e prossegue com um momento de catequese dirigido, em especial, aos surdos e cegos.
A manhã do sábado será dedicada às catequeses em várias igrejas do centro histórico de Roma, sobre o tema “’A misericórdia fonte de alegria’; de tarde, o Vaticano propõe um espetáculo de música e dança nos jardins do Castelo Sant’Angelo.
A programação termina no domingo com a Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, às 10h30 (Roma).
O serviço litúrgico e as leituras vão contar com a colaboração de pessoas com deficiência, em especial jovens com Síndrome de Down ou com deficiências mentais, e tradução para a linguagem de sinais.
“Pela primeira vez na Praça de São Pedro, a leitura do Evangelho será também dramatizada por um grupo de pessoas com deficiências mentais”, acrescenta a Rádio Vaticano.