Ordenação Sacerdotal

Três novos padres são ordenados na Canção Nova

Ordenação ocorreu neste domingo, 22, no Santuário do Pai das Misericórdias, em cerimônia presidida pelo bispo emérito de Lorena (SP)

Julia Beck, com colaboração de Adilson Sabará
Da redação

Bispo emérito, Dom Benedito Beni, e os novos sacerdotes momentos antes da ordenação/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Joaquim Silva, Uélison Santos e Gilmar Soares são novos sacerdotes da Igreja Católica. Membros da Comunidade Canção Nova, os novos presbíteros receberam o sacramento da ordem neste domingo, 22, Dia Mundial de Oração pelas Vocações e dedicado ao Bom Pastor. A celebração foi presidida pelo bispo emérito da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni, no Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede da Comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).

“O sucessor de Pedro é o Papa Francisco, o sucessor dos apóstolos são os bispos, e os presbíteros são operadores necessários dos bispos. Por isso mesmo, através do sacramento da ordem eles são de certo modo inseridos na sucessão apostólica e tornam-se pastores visíveis do povo de Deus”, explicou o bispo emérito sobre a importância do sacerdócio. “Por meio do sacramento da ordem, a pessoa é ungida pelo Espírito Santo para exercer em plenitude o pastoreio do rebanho de Cristo, que é a Igreja”, continuou.

Sobre a figura do Bom Pastor, destaque do Evangelho dominical e da ordenação dos três novos presbíteros, Dom Beni destacou a importância dos padres conhecerem suas ovelhas não de maneira fria e distante, mas por meio da convivência e da participação nas comunidades onde estão, ou serão inseridos. “Papa Francisco afirmou com muita propriedade que o bom pastor tem o cheiro das ovelhas, porque vive no meio delas”, recordou.

Dom Beni comentou ainda a importância do auxílio na cura dos fiéis machucados pelo pecado, por meio da confissão, e a necessidade do sacerdote alimentar o povo com a liturgia e com a Eucaristia. “O Bom Pastor é aquele que dá a vida pelo rebanho. Consome sua vida para que o rebanho tenha vida”, sublinhou. O bispo emérito concluiu pedindo aos novos ordenados que tenham a Eucaristia como o centro de suas vidas.

Padre Joaquim, logo após a ordenação, transmitiu os agradecimentos e felicitações em nome dos novos sacerdotes, e recordou a nova missão que os espera. “Configurados com Cristo, sumo e eterno sacerdote, e associados ao sacerdócio dos bispos para anunciar o evangelho, apascentar o povo de Deus e celebrar o culto divino, principalmente no sacrifício do Senhor, entramos na ordem dos presbíteros para (…) ensinar em nome de Cristo, nosso mestre”. Caridade e alegria constante foram apontadas como as principais características que os padres pretendem levar à Igreja e as comunidades que integram.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, agradeceu os novos sacerdotes por assumirem mais esta missão dentro da comunidade.

Os novos padres

Padre Joaquim, até então diácono transitório,  realizava seu trabalho pastoral na Casa do Bom Samaritano — da Canção Nova — onde se dedicava aos mais pobres. Natural de Castanhal, no Pará, o novo padre é missionário há 10 anos da Comunidade Canção Nova. “Nosso sacerdócio é para o povo de Deus e com o povo de Deus. Continuem nos sustentando com suas orações”, pediu o padre após a ordenação.

Encantado pelo sacerdócio de Monsenhor Jonas Abib, padre Gilmar ingressou na Comunidade Canção Nova em 2008 e descobriu mais uma vocação, a do sacerdócio. Até então, o novo presbítero auxiliava no secretariado de padre Roger Luis, no Núcleo dos Clérigos Canção Nova. “É feliz quem realiza a sua vocação, e de fato eu sou feliz porque eu estou realizando a minha vocação”, afirmou padre Gilmar antes de receber sua primeira ordem, a de diácono transitório.

Cercado de crianças e adolescentes, foi no trabalho pastoral realizado no Instituto Canção Nova que o agora sacerdote Uélison se preparou para a ordenação. Segundo padre Uélison, os desafios presentes na área da Educação lhe proporcionaram grandes aprendizados. “Deus me consagra e eu aceito esta consagração em vista de um povo que tanto precisa da palavra do Senhor”, disse o sacerdote em entrevista em agosto de 2017 para o telejornal Canção Nova Notícias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo