Gesto concreto

Solidariedade motiva ações em prol de crianças às vésperas do Natal

Campanha no interior de SP acontece há trinta e cinco anos e já chegou a atender 800 crianças em um ano

Denise Claro
Da redação

O Natal está chegando, e com ele muitas iniciativas e campanhas. Pessoas e entidades, movidas pela solidariedade e amor ao próximo, se organizam para promover um Natal um pouco melhor e mais feliz a quem não tem.

Em Lorena (SP) um gesto solidário toma conta da cidade: é a Festa de Natal das Crianças, organizada pela dona de casa Regina Helena Domingos, mais conhecida como Dona Lena. O trabalho começou com a entrega de brinquedos.

Dona Lena na entrega dos presentes de Natal para as crianças./ Foto: Arquivo Pessoal

“Um dia eu acordei com vontade de fazer o bem para as crianças. Jesus é o centro do Natal, e é sempre uma época tão feliz para tantos, mas me incomodava ver que muitos não tinham nada. Conversei com meu esposo, e comecei a entrar em contato com conhecidos, para que me ajudassem a distribuir alguns brinquedos”, conta.

A pequena iniciativa tomou uma grande proporção ao longo dos anos. Com o tempo, teve a ideia de não entregar somente brinquedos, mas uma grande sacola para cada criança, com brinquedo, roupa, calçado, kit de higiene e guloseimas.

A preparação começa no mês de outubro de cada ano. Lena tem um livro onde recolhe os dados das crianças dos bairros, com o nome completo, idade, e tamanhos do calçado e da roupa. “Tem criança que corre na minha porta com o papelzinho com seus dados”, diz Dona Lena.

Em 2019 se completam 35 anos desta iniciativa. Dona Lena conta atualmente não só com familiares e amigos, mas com muitos comerciantes da cidade. “A maioria é do comércio. Vou de loja em loja pedindo doações, para que as pessoas assumam as sacolas das crianças. Saio e vou pedindo no comércio. Dou o livro e elas escolhem quem querem ‘adotar’. Atendemos crianças de todos os bairros, teve ano que atendemos 800 crianças. Tem gente que chega a pegar 30 crianças para ajudar.”

A empresária Harume Tsukamoto é uma das que se une a este projeto, anualmente. Ela conta que já conhece Lena há muitos anos, e se encantou com a iniciativa. 

“Esse trabalho social é feito com muita luta, todo mundo da cidade quer ajudar. Às vezes a gente tem vontade de fazer algo assim, mas na correria do dia a dia não consegue, e a Lena se dedica a isso, conseguiu organizar a coisa muito bem. Ela procura as pessoas que realmente precisam, e quando a gente ajuda nesta campanha, acaba ajudando a muitos indiretamente. Acho muito importante e bonito, pois muitas crianças são ajudadas”. 

Festa das Crianças acontece no domingo que antecede o Natal./ Foto: Arquivo Pessoal.

No próximo domingo, 22, acontecerá na cidade de Lorena a festa para a entrega dos brinquedos. As crianças serão recebidas com música, alegria, lanche, enquanto aguardarão ansiosamente as sacolas.

“Neste ano serão atendidas 203 crianças, desde recém-nascidos até 11, 12 anos de idade. A minha maior alegria é ver as crianças na hora que recebem seu saco de presente. É muito gratificante, e sei que elas esperam o ano todo por esse momento. Ver a felicidade delas, os olhinhos brilhando, é a minha alegria. E ver que se todo mundo fizer um pouquinho para ajudar o próximo, o Natal se torna muito mais feliz para todos”, conclui Dona Lena.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo