“Quanto mais amamos o Santíssimo Sacramento, mais devemos amar o irmão”: palavras do arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin, no Simpósio Teológico
Ronnaldh Oliveira
Enviado a Recife (PE)
Dentre as atividades do 18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife (PE) esteve o Simpósio Teológico que terminou nesta segunda-feira, 14. Foram três dias de conferências e oficinas para aprofundar diversas temáticas em torno do Pão Eucarístico.
Acesse
.: Mais notícias sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional
O Simpósio foi organizado a partir de três conferências principais, cada uma delas conduzida por um bispo. No sábado, 12, “Eucaristia e Mistério Pascal: aspectos históricos e sistemáticos”, com o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Armando Bucciol. No domingo, 13, “Eucaristia e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais”, com o arcebispo de Salvador (BA), Cardeal Sérgio da Rocha. E hoje, no encerramento, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conduziu a conferência sobre o tema “Eucaristia: alimento para a missão”.
As oficinas abordaram várias temáticas relacionadas aos temas principais das conferências. Uma delas, nesta segunda-feira, foi com o arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin. Ele se dedicou ao tema “Eucaristia e iniciação à vida cristã”.
Amor a Cristo e o serviço aos irmãos
Dom Brustolin afirmou ao público presente – bispos, religiosos, presbíteros, seminaristas e leigos – que comungar a Eucaristia significa formar seu corpo que é a Igreja. “O que queremos? Adeptos de Cristo ou Discípulos? Fãs ou seguidores? O que a Igreja e cada um de nós quer hoje? Precisamos nos fazer essas perguntas para inicialmente caminharmos na Iniciação à Vida Cristã”.
O arcebispo de Santa Maria acrescentou ainda que o Corpo e o Sangue de Cristo são verdadeiros suportes para a vida cristã e social. “A Eucaristia não se dá na comunhão e na permanência na Sacristia. Quanto mais amamos o Santíssimo Sacramento, mais devemos amar e servir os irmãos. Isso é vida cristã”, disse.
O Simpósio Teológico ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco nos auditórios Beberibe, Brum e Teatro Guararapes. Temas como a espiritualidade e a celebração eucarísticas, ministérios e Liturgia da Palavra entre outros foram tratados por diversas padres e bispos com formação relacionada às temáticas.