Evento

Setor de empregabilidade é a novidade da IV Feira Tecnológica Salesiana

Evento é promovido pela Obra Social Salesiana; Feira Tecnológica deste ano terá setor de empregabilidade 

Julia Beck
Da redação

Evento será aberto e acontecerá nos dias 18 a 21 de outubro de 2017, na sede da Obra Social Dom Bosco /Foto: Material de divulgação Salesianos

Nos dias 18 a 21 de outubro, a Obra Social Salesiana promoverá em sua sede, em Itaquera (SP), a IV Feira Tecnológica na Zona Leste de São Paulo, capital. O evento trará os projetos e programas desenvolvidos nos 40 cursos profissionalizantes da obra salesiana e terá esse ano uma novidade, o setor de empregabilidade. 

“De repente quem chegar de cabeça baixa, chorando, vai sair sorrindo. Alguma porta pode se abrir”, afirmou um dos fundadores da Obra e membro ativo, padre Rosalvino Morán Viñayo, sobre a presença de grupos de empreendedores na feira.

Além da exposição dos produtos tecnológicos produzidos em sala de aula pelos alunos dos cursos profissionalizantes, este ano o evento trará também mais um desafio: os alunos demonstrarão para os visitantes como os produtos foram pensados e desenvolvidos. Segundo padre Rosalvino, a proposta servirá para que os visitantes compreendam o processo e o produto como um todo.

A feira, de acordo com o sacerdote, mostrará a qualidade da profissionalização oferecida pela obra social e a integração da instituição salesiana com a comunidade da zona leste de São Paulo. “A Zona Leste é uma área pouco valorizada, jovens e familiares são pouco assistidos. O apelo à tecnologia é para que os jovens se apropriem desta tecnologia que está no mercado de trabalho, na empresa”, afirmou Padre Rosalvino.

“Sem escola e sem profissão, o cidadão não tem mais espaço no mercado. Onde trabalhavam 10, 20 pessoas, hoje é apenas um, aquele que aciona as máquinas que fazem o serviço deste número de pessoas” observou o sacerdote, que acredita que o saber das novas tecnologias deve fazer parte da vida das pessoas. “A tecnologia é algo necessário, sem ela é difícil se inserir no mercado”, pontuou.

Leia também
.: Uso da tecnologia é um caminho sem volta na história da humanidade

A Feira Tecnológica da Zona Leste é um evento que tem por objetivo proporcionar o acesso às novas tecnologias, difusão de produtos e serviços, fomentar rodadas de negócios e estimular a troca de conhecimento entre estudantes e profissionais, favorecendo o emprego e o acesso ao mercado de trabalho.

O evento é destinado a educadores, professores e estudantes das redes municipais e estaduais — ETEC, SENAI, SENAC, SEBRAE —, empresários e empreendedores. A iniciativa começou no ano de 2006 e já obteve sucesso com a população local, o que possibilitou a continuidade do evento em 2011 e 2014. A feira, que é aberta à comunidade, apresenta um histórico de aproximadamente 20 mil visitantes por edição.

Deve estar presente no evento o reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, que está no Brasil de 14 a 27 de outubro para uma visita a duas inspetorias salesianas no país: de São Paulo e de Recife.

Contatos para informações sobre a IV Feira Tecnológica Salesiana / Foto: Material divulgação Salesianos

Igreja e Sociedade

A integração entre salesianos e sociedade é, para o padre Rosalvino, uma oportunidade de mostrar para os jovens das comunidades onde as obras salesianas estão inseridas que o melhor caminho é a capacitação, o estudo e a profissionalização.“Ninguém dá mais emprego ou trabalho porque tem pena, e sim pelo conhecimento” afirmou.

Para o sacerdote, o papel da Igreja como promotora de conhecimento é fundamental na transformação das realidades presentes nas mazelas da sociedade. “Somos uma igreja que reza, mas somos uma igreja que trabalha, que transforma a sociedade. A credibilidade de uma igreja está na oração e no trabalho”, afirmou padre Rosalvino.

“A oração é necessária, mas trabalhar é bom também. Dom Bosco, em seu leito de morte, recomendou duas coisas aos seus seguidores: a devoção a Maria Auxiliadora e trabalho, trabalho e trabalho. Os Salesianos oram, rezam, meditam a palavra, mas também trabalham”, observou o sacerdote, acrescentando que a obra social é uma oportunidade de tomada de consciência e de mudança de conceitos em “uma sociedade que precisa entender que os filhos não precisam ficar em casa e nem na rua”.

Leia também
.: A Importância da Tecnologia para os Empreendedores

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo