Artigo Empreendedorismo

A Importância da Tecnologia para os Empreendedores

Especialista ressalta importância da tecnologia na vida pessoal e no mundo corporativo

André Prado*

No mundo corporativo e na vida pessoal, a tecnologia tornou-se relevante e necessária. A Internet, que surgiu na época da guerra fria inicialmente com a denominação ARPANET, ganhou significativa importância após sua abertura para fins comerciais.

Entre os adventos resultantes desta tecnologia estão os cursos de Educação ou Ensino a Distância. Este meio de aprendizagem tem permitido que milhões de pessoas ao redor do mundo tenham acesso a estudos em diversas áreas de formação.

Existe uma vertente que aponta que algumas organizações evitariam a contratação de pessoas formadas com cursos online. Isto que seria no mínimo um paradoxo, pois um percentual considerável de empresas têm utilizado treinamentos a distância para atualizar seus colaboradores e disseminar o conhecimento.

Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo

Estudar a distância exige muita disciplina, bastante leitura, capacidade de aprendizagem autodidata, participação em debates em fóruns de discussões, elaboração de trabalhos para entregas em datas pré-determinadas, realização de avaliações, entre outros requisitos.

Se o curso acompanhar o padrão internacional de ensino as exigências aumentam ainda mais. Muitos alunos do ensino presencial já tentaram e não conseguiram se adaptar a determinadas modalidades de ensino a distância.

Assim sendo, os cursos à distância vieram para ficar e tendem a se ampliar consideravelmente nos próximos anos. Tais cursos emitem declarações, certificados ou diplomas geralmente idênticos aos expedidos pelos cursos presenciais.

Os treinamentos realizados a distância também continuarão sendo utilizados cada vez no meio corporativo, pois ajudam no engajamento dos funcionários e os mantêm atualizados em relação ao ambiente de constantes mudanças do mundo empresarial.

O Empreendedorismo Digital

A tecnologia transformou de forma impressionante o cotidiano, as transações comerciais e os negócios realizados pelas empresas. Atualmente, é desejável que toda empresa seja digital. Muitas organizações possuem escritórios e grupo de trabalhos remotos e se utilizam do marketing digital e vendas online entre outras aplicações.

Quando o comércio eletrônico surgiu muitas pessoas tinham receio de comprar pela Internet por medo de violação da segurança de seus dados. Já algumas pessoas optavam por comprar preferencialmente CDs ou livros. Entretanto, as empresas investiram na segurança de dados e passaram a oferecer uma vasta gama de produtos para vendas em plataformas online.

Atualmente a maioria dos produtos comercializados em lojas físicas também pode ser adquirida pela Internet. Aliás, as plataformas eletrônicas conseguem entregar rapidamente as encomendas e possuem a opção de seguro aos que ainda tiverem receio de alguma perda de valores no processo.

No entanto, cabe ao consumidor tomar certos cuidados nas compras online, como: verificar se a loja virtual possui credibilidade, se existe um telefone de contato ou outro meio de contato, realizar uma busca de verificação sobre a empresa na Internet e procurar saber se outros consumidores já realizaram aquisições bem sucedidas. É importante ressaltar que é preciso desconfiar de ofertas milagrosas.

Muitos empreendedores estão preferindo criar lojas virtuais de comercialização ao invés de lojas físicas não apenas para ter os custos minimizados, mas porque observaram o crescente valor de vendas do comércio eletrônico no Brasil e no mundo, notando que trata-se de um mercado em ascensão cujo crescimento anual é considerável.

Muitas transações podem ser realizadas de forma digital ou eletrônica, sejam por fábricas, parceiros de negócios, clientes, fornecedores, entre outros. Sofisticados sistemas inteligentes têm sido criados e implantados visando o aprimoramento do controle corporativo.

Em suma a Internet tem gerado empregos, lucratividade, permitindo uma comunicação mais interativa entre pessoas e empresas. Muitas lojas físicas estão em processo de adequação para a implantação das vendas online, pois o principal portal de acesso de muitas pessoas procurando algo a adquirir indubitavelmente tem sido a Internet.

Por este motivo empresas têm investido em sites atraentes de interface amigável, serviços de atendimento ao consumidor e muitos outros benefícios destinados a fidelizar clientes e mantê-los interessados na aquisição de produtos e serviços comercializados.

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo