Conheça a ferramenta “BC Protege Mais” que auxilia e denuncia golpes
Reportagem de Júlia Rezende e Ersomar Ribeiro
Um serviço gratuito que promete reforçar a proteção contra fraudes bancárias. A proposta do Banco Central possibilita a comunicação entre cidadãos e o Sistema Financeiro Nacional.
O BC Protege Mais é um serviço gratuito que aumenta a segurança de cidadãos e empresas contra fraudes na abertura de contas correntes, poupança e contas de pagamento pré pagas.
Lançado no início de dezembro, a plataforma já bloqueou 111.000 tentativas de abertura de contas fraudulentas. “A gente tem notícia de golpes e fraudes. Nós recebemos aqui, por exemplo, no nosso 145, pessoas que são vítimas de golpes, elas vêm buscar auxílio ao Banco Central. Nós recebemos em reclamações. Então é um problema grave.
Nosso objetivo é dar mais uma ferramenta ao cidadão de proteção”, afirmou, do Departamento de Atendimento Institucional do BC, Carlos Eduardo.
De acordo com o balanço mais recente do Banco Central, 545.000 pessoas já ativaram a proteção. Ao todo, as instituições financeiras realizaram 33 milhões de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.
O relatório “Tendências de fraudes bancárias digitais no Brasil” em 2025 da Biotcat aponta que apenas do primeiro semestre houve crescimento de 220% nos casos de fraude em comparação com o segundo semestre de 2024.
Esta jornalista, que prefere não se identificar, recebeu uma ligação de alguém se passando pelo banco. “Durante essa movimentação, um dos processos era fazer um empréstimo e ela me disse que o dinheiro iria pra conta e depois retornaria, mas quando esse dinheiro veio pra conta, a ligação caiu e o dinheiro acabou sumindo” relatou a vítima de golpe.
Para não se tornar a próxima vítima, acesse a área logada do meu BC, localize o serviço BC Protege Mais e ative a proteção. A escolha fica registrada no sistema e é informada imediatamente às instituições financeiras.




