Novas Tecnologias

“Ser Igreja na rede” é tema do IV Seminário de Comunicação no RJ

Seminário de Comunicação terá palestrantes de Roma e dos EUA para debater sobre redes sociais e as novas tecnologias

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Logo do IV Seminário de Comunicação /Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 7, começa o IV Seminário de Comunicação, organizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro. Com o tema, “Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso”, palestrantes do Brasil, da Itália e dos Estados Unidos debaterão sobre temas da comunicação atual. O evento será no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido, e segue até 10 de novembro. 

De acordo com o anfitrião do Seminário, Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, os profissionais convidados para o evento proporcionarão uma reflexão sobre temas que tocam concretamente o apostolado da Igreja nos tempos de cultura digital.

Um dos organizadores do evento, padre Arnaldo Rodrigues, destaca a contribuição desse tipo de encontro. “A Igreja está inserida nesse contexto. E quisemos fazer esse estudo trazendo alguns profissionais dessa área. Esses encontros nos ajudam inclusive a nos prepararmos para os momentos que virão na era digital”, afirmou o sacerdote. 

Dentre as reflexões do encontro, estarão: a construção da cultura digital; o meio digital como “liquidificador” de relações; o empoderamento das pessoas através do uso da rede; a rede entre conexão e solidão; a rede e o conceito de comunhão eclesial; o smartphone – maior plataforma de desenvolvimento e comunicações da Humanidade. O que esperar na próxima década e como a tecnologia continuará a se desenvolver também serão temas tratados no encontro.

Leia também
.: “Fake news” são tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018

“Desejo ressaltar a importância de continuarmos a preparação daqueles que colaboram com nosso pastoreio para ajudar nossas dioceses, congregações e institutos. Somos constantemente chamados a olhar a realidade como se apresenta, a refletirmos e a darmos uma resposta sempre atual com base no Evangelho, aplicando-a nas novas ‘praças de evangelização’ e com os novos meios disponíveis”, exortou Dom Orani.

Padre Arnaldo contou que, além das palestras, haverá atividades culturais ligadas à área da comunicação. “Cada diocese, movimento ou grupo que estiver presente poderá levar para seu local de trabalho as ideias e partilhas que tiveram durante o seminário. Portanto, pedimos a Deus que nos auxilie e nos conduza para que nos coloquemos a serviço da Palavra, a fim de comunicarmos aquilo que o Senhor Jesus Cristo nos pede, sempre com mais profissionalismo, zelo, atenção e fidelidade”, pontuou o sacerdote.

Os conferencistas serão: o secretário da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, monsenhor Lucio Ruiz; o vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies, Inc. e presidente da Qualcomm CDMA Technologies (Califórnia, EUA), Cristiano Amon; o jornalista e professor das universidades Facha, Metropolitana do México, Escola Superior de Propaganda e Marketing e PUC-Rio, Fernando Morgado e o assessor da Comissão Episcopal para Comunicação da CNBB, padre Antônio Xavier.

Mais informações sobre o evento e inscrições podem ser obtidas através do telefone: (21) 3916-3179.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo