Festa do padroeiro

No Rio de Janeiro, Auto de São Sebastião terá novo enfoque

Veja as atividades da programação para a festa de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro

Da redação, com Arquidiocese do Rio

A cidade do Rio de Janeiro celebra nesta sexta-feira, 20, o dia de seu padroeiro, São Sebastião. De acordo com a Arquidiocese carioca, a programação começa cedo, com a alvorada às 5h, e a celebração da primeira Missa. Durante todo o dia, Missas serão celebradas na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca. Às 10h, o cardeal Orani Tempesta irá presidir a Missa Solene na Basílica.

Como aconteceu no ano passado, uma moto procissão levará fiéis pelas ruas do Rio de Janeiro. A concentração será em frente ao santuário do padroeiro, e a saída está prevista para às 8h, e percorrerá vários pontos da cidade com a imagem de São Sebastião.

A principal procissão sairá do santuário, às 16h, rumo a Catedral de São Sebastião, no Centro, onde tradicionalmente é realizado o auto de São Sebastião, e em seguida, a Missa de encerramento das festividades, na Catedral.

Veja a programação completa da Festa de São Sebastião 

8h – Moto procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade

10h – Missa Solene com o Cardeal Orani Tempesta na Basílica Santuário de São Sebastião

16h – Procissão da Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, até a Catedral de São Sebastião, no Centro.

17h30 – Auto de São Sebastião, e em seguida, a missa de encerramento, na Catedral de São Sebastião.

Auto de São Sebastião

O Auto de São Sebastião, neste ano, terá um novo enfoque. Além de recordar a história do mártir que desafiou o paganismo do Império Romano por amor a Deus e à Igreja, a montagem vai reforçar o valor da família e da prática de atitudes solidárias, de amor e acolhimento ao próximo.

Com roteiro inédito e direção de Bruno Torquato, o espetáculo será centrado em uma família cristã que vivia sob ameaça em Roma, onde, à época, eram cultuados diversos deuses. Essa família será o estímulo para que Sebastião desista da carreira de oficial romano e reconheça sua fé em Deus. A intenção do auto será apontar a importância da fé e da caridade para enfrentar e superar os obstáculos.

O elenco é formado por 14 atores. A produção é de Carlos Alberto Serpa e os figurinos são assinados por Beth Serpa. O Auto de São Sebastião será promovido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com patrocínio da Fundação Cesgranrio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo