Rio de Janeiro

Seminário no RJ comemora os 40 anos da Pastoral de Favelas

Evento neste sábado terá atividades voltadas para debate sobre favelas no RJ e importância da Pastoral

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Seminário destacará a importância da Pastoral de Favelas /Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Um seminário em comemoração aos 40 anos da Pastoral de Favelas será realizado neste sábado, 28, das 8h às 17h, no Edifício João Paulo II, na Glória, no RJ. Promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro, o evento tem como tema “Pastoral de Favelas: 40 anos em defesa do direito à moradia”.

Com o lema “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra e nenhum trabalhador sem direito” — palavras do Papa Francisco — o seminário trará temas como a defesa das famílias, despejo, pastoral, organização das comunidades, desafios urbanos e esperança. As atividades serão voltadas para discussão para participantes e mediadores.

Segundo o coordenador da Pastoral de Favelas, monsenhor Luiz Antonio Pereira Lopes, a importância da Igreja na defesa das famílias que foram removidas de suas casas será bastante efetiva durante o seminário. “Hoje o nosso déficit habitacional é de 350 mil moradias, que precisamos apenas para o município Rio de Janeiro, e isso é uma coisa vergonhosa. A Igreja tem como missão proclamar o direito à moradia, uma das necessidades do nosso povo”, ressalta.

Temas em debate

O evento terá ainda discussões sobre o tema defesa das famílias e tratará de realidades de despejo ou ameaça dele por uma perspectiva positiva, com lições tiradas destas situações.

Com o objetivo de trazer uma contribuição acadêmica, a segunda mesa do simpósio será mediada pela defensora pública do núcleo de terras, Maria Lúcia Pontes, pelo pesquisador de temas urbanos, Luiz Carlos Brum, e pelo professor de Direito, Alex Magalhães. Um espaço de reivindicação também será inserido e dará oportunidade a quem quiser expor propostas para o poder executivo, legislativo, judiciário e para os cidadãos, em relação à crise que envolve a política de moradia no país.

A palestra de motivação e fortalecimento da esperança ficará por conta do professor de Direito, Alex Magalhães, que desenvolveu uma pesquisa ligada à questão das favelas e se propôs a apresentar o caos social gerado na vida de uma pessoa que é despejada de casa. Ele atuou junto à Pastoral de Favelas desde a universidade e em diversos trabalhos, e destaca a credibilidade e a solidez da instituição em favor dos mais necessitados.

A Pastoral de Favelas tem atuado junto ao conselho popular e ao núcleo de terras para resistir contra as remoções. A defensora pública Maria Lucia Pontes explica que o papel da Pastoral foi fundamental para acolher as famílias dentro dessas comunidades e para organizar e fortalecer a luta daqueles que sofreram com as remoções. 

O seminário quer promover uma troca de idéias entre profissionais que têm um trabalho ligado à Pastoral de Favelas e pessoas afetadas pelas remoções dentro das comunidades. Além de apresentar a importância da Pastoral no apoio às comunidades, a discussão tem como finalidade encontrar meios de fortalecer a luta pelo direito à moradia.

As inscrições para o seminário são abertas a todos, porém o número de vagas é limitado: são 300 vagas no total. Para se inscrever, os interessados devem ligar para a Pastoral de Favelas, no telefone 2292-3132 ramal 476.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo