Encontro

Sede da CNBB recebe visita do Custódio da Terra Santa

Frei Francesco Patton foi recebido pelo presidente da CNBB, Cardeal Sergio da Rocha, e pelo secretário-geral, Dom Leonardo Steiner

Da Redação, com CNBB

Frei Franceso (à direita) se encontra com Dom Leonardo Steiner e o Cardeal Sergio da Rocha / Foto: CNBB

O custódio da Terra Santa, frei Francesco Patton, esteve na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na manhã desta quarta-feira, 31. O frei foi recebido pelo presidente e pelo secretário-geral da CNBB, Cardeal Sergio da Rocha e Dom Leonardo Steiner, respectivamente.

No encontro desta manhã, frei Patton e os dois membros da CNBB discutiram a situação do Oriente Médio e a realidade da Igreja na região, que sofre com a diminuição no número de fiéis por conta dos conflitos que ali acontecem desde 2011 ― os cristãos do Oriente Médio vivem na insegurança, tiveram que imigrar ou sofrem violência, às vezes pelo simples fato de professarem a fé.

“Inclusive falamos sobre a coleta que é feita na Sexta-feira Santa”, disse Dom Leonardo Steiner, citando a Coleta em prol da Terra Santa realizada pelas dioceses de todo o mundo e enviada à Igreja Mãe de Jerusalém.

Leia mais
.: Custódio da Terra Santa visita a sede da Comunidade Canção Nova
.: Custódio da Terra Santa comenta significado de sua visita ao Brasil

No sábado, 27, frei Francesco participou de um encontro no Convento São Francisco, em São Paulo (SP), que reuniu frades ligados ao trabalho com a Terra Santa no Brasil e algumas zeladoras da Terra Santa, senhoras que auxiliam os comissários em seu trabalho de divulgação e busca de recursos que garantem o sustento e a continuidade da presença franciscana no cuidado e na evangelização dos lugares em que Jesus viveu.

“‘O Senhor vos dê a paz’, creio que hoje, mais do que nunca, necessitamos que esta saudação e este desejo de paz se realizem. E acredito que a terra do Oriente Médio seja hoje aquela em que há maior necessidade de que se realize este dom de Deus e este sonho de Deus, que é a paz”, disse o frei na ocasião. 

O atual momento político vivido pelo Brasil não passou despercebido pelo frei, que comentou a respeito. “A mensagem de igualdade da Virgem Mãe Aparecida foi para aquele momento da história do Brasil e continua até os nosso dias. É atual para a nossa realidade conflitual da Terra Santa e continua sendo para o Brasil neste delicado momento da política brasileira”.

Por fim, o frei comentou um pouco sobre o trabalho que os franciscanos desenvolvem na Síria, uma região conturbada no Oriente Médio. “O serviço mais importante que os nossos frades desenvolvem em Alepo [maior cidade da Síria] é manter viva a esperança nas pessoas e ajudar todos a manter o coração livre do ódio e aberto ao perdão e à reconciliação. Deste ponto de vista, são muito importantes algumas iniciativas que se iniciaram recentemente e nas quais estão envolvidos alguns dos nossos frades, para promover um diálogo entre aqueles que se disponibilizaram à reconciliação e à paz”, afirmou frei Francesco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo