UNIDADE

São Paulo tem o 1º Encontro Estadual Inter-religioso

Evento celebrou a liberdade religiosa e ressaltou a importância de uma cultura de paz

Da redação, com Governo de São Paulo

Encontro Inter-religioso em São Paulo / Foto: Padre José Bizon

Nesta quarta-feira, 25, foi celebrado, em São Paulo, o Dia Estadual da Liberdade Religiosa com encontro inter-religioso no Palácio dos Bandeirantes. 

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participou do 1º Encontro Estadual Inter-religioso. O objetivo do evento foi celebrar a liberdade religiosa e ressaltar a importância de defender e disseminar uma cultura de paz em todo o Estado.

A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de mais de mil pessoas de todo o Estado, que se reuniram para comemorar a data e, juntas, abriram os debates sobre o tema.

Leia mais
.: Papa em encontro inter-religioso: extremismo e violência traem a religião

Participações

Entre os presentes, estiveram autoridades diplomáticas e religiosas, como o embaixador Affonso Massot, secretário executivo de Relações Institucionais; os cônsules-gerais da Alemanha, da Espanha, do Paraguai, da República das Ilhas Marshall e dos Emirados Árabes Unidos; os vice-cônsules da Suíça e da Turquia. Além de representantes do Budismo, do Catolicismo – padre José Bizon, da Cultura e Culto a Ifá, da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, do Islamismo, do Judaísmo, de Matriz Afrobrasileira e do Xamanismo, que fizeram parte da mesa.

Durante o encontro, houve a assinatura de um documento que autoriza a criação de um grupo de trabalho para elaborar estudos e compilar propostas visando regulamentar e implementar o “Prêmio Promoção da Liberdade Religiosa”.

Na ocasião, também os membros do Fórum Inter-religioso receberam um certificado de reconhecimento pela dedicação e bons trabalhos prestados desde 2013.

Fórum Inter-religioso

No formato atual, o Fórum Inter-religioso é presidido pelo secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, também reúne 100 membros no total, representando 27 segmentos religiosos, além de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública e ONGs.

Sobre denúncias de intolerância religiosa, a Secretaria da Justiça e Cidadania informa que, entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 75 denúncias (sendo 12 em janeiro, 18 em fevereiro, 20 em março e 25 em abril), classificadas em matriz africana, 31; católica, 5; evangélica, 4; judaica, 4; islâmica, 2; e outras, 29. Para fins de comparação, o número de denúncias de intolerância religiosa, recebidas pela Ouvidoria da SJC, em 2021, foi de 210; em 2020, 245 queixas; e, em 2019, apenas 17.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo