Cantata preparará peregrinos que visitarão a Canção Nova neste próximo final de semana para a celebração do Natal
Julia Beck
Da redação
Neste sábado, 16, será realizada no Santuário do Pai das Misericórdias — na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) — a primeira “Cantata de Natal”. Segundo o Vice-reitor do Santuário, padre Márcio do Prado, o evento que acontecerá às 21h será para os peregrinos uma ocasião de preparação, através da música e da arte, para celebrar o nascimento de Jesus Cristo
“Desde o ano passado, nós já tínhamos no coração de fazer este evento”, contou o sacerdote. Ele explicou que iniciou já no ano passado o planejamento da Cantata junto ao Coral Canção Nova – grupo que se apresentará na Cantata deste ano e que realiza apresentações em obras sociais.
Com a participação de mais de 15 músicos convidados, entre eles Eugênio Jorge e Fátima Souza, a Cantata trará um repertório com 13 canções, entre elas o clássico “Noite Feliz”, “Oh vinde adoremos” — tradicional hino cantado na missa de Natal —, “Pequenina és Belém” e o pop erudito “Mary did you know” — sobre Maria, mãe de Jesus.
Além da banda convencional, haverá um quarteto de cordas – com dois violinos, uma viola e um violoncelo – e uma condução com o próprio padre Márcio. “Vamos fazer uma apresentação musical e oracional (…), intercalado com as músicas farei uma breve introdução para ajudar o povo de Deus a cantar e também a rezar as canções”, contou.
Segundo o sacerdote, a música está presente em toda a vida da Igreja. “Desde o antigo testamento, Davi já cantava os “cantares” do Senhor (…), Zacarías também entoou um cântico a Deus por ocasião de São João Batista – que iria nascer e preparar o caminho para Jesus realizar a obra de salvação -, e na vida da Virgem Maria, que também cantou o canto do Magnificat bendizendo a Deus porque Ele a escolheu para ser mãe do Salvador”, relembrou.
De acordo com padre Márcio, a frase popular de Santo Agostinho – “Quem canta reza duas vezes” – é uma grande verdade. “Ela [música] nos ajuda a rezar, elevar o nosso coração e a nossa alma à Deus (…). O cantar é a expressão mais profunda da alma, lá do fundo do âmago, onde nós podemos entrar em intimidade com Deus”, afirmou.
O evento terá a entrada gratuita. Com duração de 1h30min, a Cantata será transmitida ao vivo pela TV e pela Rádio Canção Nova (AM1020). A organização estima a presença de cerca de cinco mil pessoas.