Estimativa CNC

Comércio deve contratar mais de 74 mil trabalhadores temporários

Cenário para o comércio é bastante positivo, segundo economista-chefe da Divisão Econômica da CNC

Da redação, com Agência Brasil

Vendas do comércio neste Natal devem crescer 5,2% /Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

O comércio deve contratar 74,1 mil trabalhadores temporários neste final de ano, segundo projeção divulgada nesta sexta-feira, 8, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Natal deverá movimentar R$ 34,9 bilhões, um aumento de 5,2% em relação ao ano passado, a maior variação desde 2013.

A projeção anterior divulgada pela CNC era de crescimento de 4,8%, mas foi revisada porque, segundo a confederação, o cenário de inflação baixa, queda de juros e retomada do emprego nos últimos meses deve melhorar os resultados do setor este ano. “O cenário para o comércio está bastante positivo para o curto prazo. O comércio interrompe dois anos de queda”, disse o economista-chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes.

Leia também
.: Economia tem leve crescimento no terceiro trimestre
.: Brasileiros devem se interessar por Economia, diz especialista

De acordo com o economista, a revisão para cima da perspectiva de vendas para o Natal também levou em conta o efeito do pagamento do décimo terceiro salário e não apenas da demanda.

Este ano, por causa da crise econômica no país, os varejistas adiaram a temporada de oferta de vagas, que geralmente ocorre entre setembro e novembro, para dezembro. As expectativas, no entanto, são positivas, e a taxa de efetivação dos temporários deve crescer para 30%. Em 2015 e 2016, apenas 15% dos trabalhadores temporários foram efetivados após o Natal. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro deverão concentrar 47% das contratações.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo