Você sabe o que fazer com pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos que não têm mais utilidade? Em São Paulo, 14 estações do metrô se tornaram pontos de coleta para esses materiais. E em todo o país, é possível fazer o descarte de forma correta, ajudando na preservação do meio ambiente e evitando danos à natureza.
Reportagem de Flavio Rogério e Gilberto Pereira
Mais de 3 milhões de pessoas circulam pelo metrô de São Paulo todos os dias. Aqui na estação Paraíso, na zona sul da capital paulista e em mais 13 estações, os passageiros podem descartar lixo eletrônico. “É, nós gostaríamos de engajar a população na destinação correta desses pequenos equipamentos que muitas vezes ficam escondidos em casa, e acabam indo parar no lixo comum”, relatou a engenheira ambiental do metrô(SP), Vanessa Gontijo.
“Você pode causar uma contaminação de solo, uma contaminação da água e consequentemente você ter algum problema com a saúde humana. Os produtos mais novos, a maioria já não tem mais essas substâncias, mas muita gente tem produtos antigos guardados por anos e anos e anos. Então, para evitar isso, não jogue no lixo comum”, orientou o gerente executivo da Green Eletron, Ademir Brescansin.
Nos pontos de coleta voluntária das estações, são recolhidas pilhas, baterias e outros materiais considerados lixo eletrônico. Esses materiais são recolhidos por cooperativas e encaminhados para a reciclagem. “Todos os materiais podem ser reciclados. Isso tudo você reaproveita com uma matéria-prima para fazer um novo produto”, retomou Brescansin.
O Brasil produz 2.400.000 toneladas de lixo eletrônico por ano, sendo o maior produtor na América do Sul, segundo o monitoramento global de resíduos eletrônicos de 2024 do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa. A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, a ABREE possui pontos de coleta desses materiais em todo o Brasil.
“A gente tem mais de 4.200 pontos de recebimento espalhados em mais de 1300 municípios pelo Brasil. Então, para localizar o seu ponto de recebimento mais próximo, basta o consumidor entrar no site da ABREE, abree.org.br, digitar o seu CEP e lá ele vai ter acesso”, afirmou o gerente de relações institucionais da ABREE, Fernando Rodrigues.
A relação das estações que estão com ponto de coleta para lixo eletrônico está no site www.metro.sp.gov.br. Os passageiros podem descartar os itens até o dia 21 de novembro. “E contribuir com o desenvolvimento sustentável”, completou Vanessa



