Maceió

Rota da Vida abre inscrições para primeiro encontro do projeto

Projeto propõe valorização da vida e combate à violência juvenil, à luz da Campanha da Fraternidade 2018

Da redação, com Jovens Conectados

/Foto: Jovens Conectados

No próximo dia 20 de fevereiro a capital de Alagoas, Maceió, receberá o primeiro encontro do projeto Rota da Vida – de autoria da Juventude em missão da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. O projeto baseia-se no tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência” e no lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), visando a valorização da vida e combate à violência juvenil.

Foram destinadas 1.300 vagas para o evento, que tem como público-alvo educadores, professores, jovens líderes e acompanhantes de crianças, adolescentes e jovens. Segundo Maria Cícera, uma das responsáveis pela comunicação na Arquidiocese de Maceió, as vagas estão sendo distribuídas no município e no Estado. “Todos poderão participar deste momento”, comentou.

O evento contará com a presença de Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió, e do prof. dr. Geraldo Caliman de Brasília, doutor em educação e pedagogia social, e autor de livros como “Paradigmas da exclusão social”. O encontro seguirá o propósito do projeto Rota da Vida e aprofundará a realidade juvenil no Brasil a partir do Mapa da Violência 2016.

/Foto: Divulgação

O projeto Rota da Vida tem o propósito de instaurar a compreensão de como os assassinatos, tabelados ou não, podem influenciar na sociedade. Este entendimento surgirá a partir da exposição, por meio de pesquisas, dos estados com os maiores índices de homicídios juvenis por arma de fogo (HAF = Homicídio por Arma de Fogo) no Brasil. Dessa forma o projeto tem a intenção de ir ao encontro da juventude com ímpeto missionário, para debater, confrontar e ir muito além dos números do Mapa da Violência, e descobrir a origem do problema para auxiliar na promoção de políticas públicas que amenizem ou até solucionem esse problema que aflige a sociedade.

Além de Maceió, outras capitais — com maior índice de violência juvenil do Brasil —realizarão fóruns/encontros de reflexão junto às pessoas que trabalham na educação e no acompanhamento de adolescentes e jovens. Após a primeira Rota, que será em Maceió, o segundo encontro será em Natal no dia 9 de Março. Os demais encontros estão sendo agendados de acordo com a disponibilidade das Dioceses.

Inscrições

A inscrição para o primeiro encontro do projeto Rota da Vida, em Maceió, é gratuita. Interessados devem acessar o site www.doity.com.br/congresso-rota-da-vida e seguir as instruções. Ao final da inscrição um e-mail de confirmação será enviado. O encontro acontecerá no Centro de Convenções de Maceió – Teatro Gustavo Leite —, no próximo dia 20 de fevereiro, das 7h às 18h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo