Imunização

Rio, Amazonas e outros estados iniciam vacinação contra a Covid-19

Primeiras doses da vacina no Rio de Janeiro foram aplicadas em um ato no Cristo Redentor

Da redação, com agências

Início da vacinação contra a covid no Cristo Redentor./ Foto: Carlos Moioli

No final da tarde desta segunda-feira, 18, foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro. As primeiras pessoas a receberem a vacina no Rio foram a técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes, de 54 anos e a idosa Teresinha da Conceição, de 80 anos. O ato aconteceu aos pés do Cristo Redentor.

A vacina usada, a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foi aprovada para uso emergencial pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no domingo, 17.

O ato simbólico da vacinação foi precedido por um encontro inter-religioso pela paz e a esperança. Na ocasião, estavam presentes o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo; o arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta; vários líderes religiosos; o governador em exercício, Cláudio Castro; o prefeito Eduardo Paes e agentes da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia também
.: Enfermeira de SP é a primeira brasileira vacinada contra covid-19

Vacinação no Amazonas

Após a situação no sistema de saúde de Manaus, o estado do Amazonas também iniciou a vacinação na noite de ontem. Uma profissional de saúde de origem indígena foi imunizada na capital. Em razão das vulnerabilidades e dificuldades no atendimento, os indígenas estão entre os grupos prioritários para a vacinação.

Vinte estados já vacinam

Até às 9h desta terça-feira, 19, a vacinação já havia começado nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A vacinação em Brasília está prevista para começar na manhã desta terça-feira, 19.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo