A partir de hoje

Relator da ONU sobre tortura inicia visita ao Brasil

Juan Méndez visita o Brasil para identificar e avaliar os principais desafios ligados à tortura e aos maus-tratos no país

Da Redação, com Rádio Vaticano

Nesta segunda-feira, 3, o Brasil recebe a visita do relator especial do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Juan Méndez. O propósito da visita que acontece nos próximos 12 dias é identificar e avaliar os principais desafios ligados à tortura e aos maus-tratos no país.

“Pretendo trabalhar junto com o governo para encarar os desafios em manter o Estado de direito, identificar responsáveis e garantir a reparação às vítimas”, declarou o encarregado pela ONU em monitorar e relatar o uso de tortura e outras formas de maus-tratos no mundo inteiro.

Durante os 12 dias no Brasil, Mendez encontrará autoridades e representantes de instituições em nível estadual e federal, assim como representantes regionais da sociedade civil, vítimas e seus familiares. A visita do relator especial, cujo convite partiu do governo, vai abranger o Distrito Federal, São Paulo, Sergipe, Maranhão e Alagoas, onde Mendez conduzirá visitas-surpresa a delegacias, prisões temporárias e penitenciárias.

Os primeiros comentários e recomendações do relator especial serão publicados durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, 14, na Casa das Nações Unidas, em Brasília. O relatório final será apresentado ao Conselho dos Direitos Humanos em março do ano que vem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo