Até 2019

José Graziano é reeleito como diretor-geral da FAO

Neste sábado, 6, o brasileiro José Graziano da Silva foi reeleito como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)

Rádio Vaticano

O brasileiro José Graziano da Silva foi reeleito neste sábado, 6, para um segundo mandato como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO. Ele obteve um total de 177 dos 182 votos expressos, considerado o maior número da história da agência da ONU.

Ao agradecer aos chefes de Estado e de governo, aos ministros e aos embaixadores presentes na plenária, em Roma, Graziano da Silva disse que já estava satisfeito por ser o único candidato desde janeiro.

Declarou também que receber o número de votos que obteve não era esperado. Para ele, trata-se de um forte apoio a nível pessoal e para a FAO.

No evento, o diretor-geral reafirmou o seu compromisso de acabar com a fome e a desnutrição em nome da agência.

FAO proeminente

O representante disse haver espaço para melhorias e assegurou que vai continuar a trabalhar para isso, e para que a agência seja mais presente nos países e proeminente a nível global.

Graziano da Silva foi nomeado pelo Brasil. O novo mandato entra em vigor em 31 de julho e termina em julho de 2019.

A escolha decorreu no primeiro dia da Conferência bienal de governos da FAO, que se estende até ao próximo sábado, 13.

Cargo Máximo

Foi em 2006 que Graziano da Silva entrou para a FAO como chefe do Escritório Regional para América Latina e Caribe. A sua primeira eleição ao cargo máximo na agência ocorreu em junho de 2011.

A concepção e execução do programa “Fome Zero” no Brasil está entre os mais destacados feitos de Graziano da Silva, o oitavo Diretor-geral da FAO desde que foi fundada em 1945.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo