Artigo- Saúde e Bem-Estar

Psicólogo destaca diferença entre conceitos de saúde e bem-estar

Em nova coluna, especialista irá aprofundar temas sobre saúde e bem-estar

Élison Santos*

Quem tem saúde tem bem-estar?

saúde e bem estar

“O que importa é ter saúde”! Geralmente esta é uma frase presente na mente da maioria das pessoas, esta ideia de que tendo saúde “do resto a gente corre atrás”, não é verdade? Contudo, precisamos nos perguntar qual é o conceito de saúde que temos em mente, o que é ter saúde? Quantas pessoas estando fisicamente perfeitas, não veem sentido na vida e quantas pessoas estando fisicamente debilitadas parecem transparecer uma vitalidade admirável aos olhos de quem as conhece. Saúde e bem-estar são conceitos que podem representar muito mais do que está presente no senso comum.

Existem algumas normas para se encontrar uma definição de saúde. Uma é a norma subjetiva que depende de como a pessoa se sente em relação a alguma dor ou mal-estar, a norma estatística que depende da frequência com que um fenômeno ocorre na população, a norma funcionalista que é aquela que está relacionada às funções relevantes para a vida, a social que é definida através de um consenso sobre os valores sociais e a especialista que é definida por pessoas que estudaram os temas da saúde, como médicos e psicólogos, por exemplo.

Descobertas

Antigamente, nossos avós davam nomes diferentes para algumas doenças, muitas pessoas morriam sem saber explicar qual era a doença que haviam adquirido. Com o passar do tempo a medicina evoluiu e muito desta evolução aconteceu principalmente no século passado, descobrimos novas doenças e desenvolvemos novos medicamentos. Foi também no século passado que a psicologia se desenvolveu oferecendo-nos uma gama ainda maior para entender o conceito de saúde. O que para muitos poderia ser uma tristeza profunda antigamente ou até mesmo algo relacionado a problemas espirituais, hoje a psicologia nos ajuda a entender como diferentes aspectos de uma depressão. Descobrimos conceitos que outrora eram completamente desconhecidos para nossos antepassados, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtornos alimentares, déficit de atenção, bulimia, anorexia, síndrome do pensamento acelerado, quantas são os relativamente novos conceitos de saúde!

A psicologia não apenas descobriu transtornos, mas também os caminhos possíveis para suas causas e tratamentos. O conceito de saúde está tão intimamente ligado à nossa forma de vida diária que nos afeta diretamente em diferentes situações. Quando recebo familiares de pessoas que enfrentam problemas psicológicos em meu consultório, é bem comum perceber o quanto eles mudam a forma de tratarem a pessoa em casa, depois que compreendem melhor que o que ela enfrenta não é simplesmente uma falta de vontade na vida e sim uma depressão, por exemplo, ou quando os familiares compreendem que a constante mudança de humor da pessoa em casa não se deve a uma falta de respeito ou má criação, mas ela foi diagnosticada com bipolaridade e precisa ser tratada. Desde o chefe que tem vício de drogas ou de medicamentos, ou que enfrenta crises de ansiedade até o atendente da loja que pode estar passando por um luto ou enfrentando crises de transtorno obsessivo, todo o mundo ao nosso redor pode ser compreendido melhor quando compreendemos o que pode ser ou não saudável.

Como teria sido a história, por exemplo, se no passado as pessoas soubessem identificar personalidades psicopatas antes de as elegerem seus líderes políticos, religiosos ou sociais? Possivelmente, muitas guerras não teriam acontecido. Quantas relacionamentos foram desfeitos por que não se compreendia que um ou outro poderia estar passando por momentos de profundo estresse e havia desenvolvido a síndrome de Burnout, por exemplo!

Superação

A possibilidade de bem-estar está mais ao nosso alcance do que podemos imaginar. O cientista Stephen Hawking que sofre de uma rara doença que paralisa seus músculos e limita profundamente seus movimentos representa um dos grandes exemplos de como uma pessoa pode continuar encontrando sentido na vida e contribuindo para o desenvolvimento humano, mesmo estando fisicamente enferma. Quantas são as pessoas que presas à diferentes limitações físicas realizam grandes obras em suas vidas ou decidem direcionar suas energias para fazer o bem para as pessoas ao seu redor! Certamente, mesmo enfermas estas pessoas transmitem com seu testemunho de vida, uma alegria que muitas pessoas consideradas fisicamente saudáveis não experimentam. Seria isto o que chamamos de bem-estar?

__________________________________

elisonsantos

* Élison Santos, Psicólogo e Palestrante. Atende adultos e adolescentes e é Terapeuta de Casais em São José dos Campos. Realiza aconselhamento psicológico Online através do Skype. É especialista em Análise Existencial e Logoterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba. Oferece Cursos Online sobre relacionamento e comportamento humano em sua página www.elisonsantos.com. É participante do Programa Trocando Ideias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo