Encontro ocorreu durante 9º Cúpula das Américas
Da redação, com Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tiveram um encontro bilateral na noite desta quinta-feira, 9, em Los Angeles, durante a 9º Cúpula das Américas, que reúne líderes da maioria dos países do Hemisfério Ocidental.
Esta foi a primeira reunião de ambos desde que Biden chegou ao poder, em janeiro de 2021. Em declaração à imprensa, Bolsonaro comentou que estiveram na pauta da reunião os seguintes temas: energia limpa, agronegócio e preservação do meio ambiente.
Biden deu boas-vindas ao líder brasileiro e falou que os demais países deveriam ajudar a financiar a preservação da Amazônia. Ele também falou de valores compartilhados entre os dois países e elogiou o Brasil: “país maravilhoso”, com um “povo magnífico” e “instituições fortes”.
Do lado brasileiro, o encontro foi acompanhado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que está com Bolsonaro nos EUA, além de ministros.
Bolsonaro participa nesta sexta-feira, 10, de sessão deliberativa da Cúpula das Américas. Ainda na sexta, após o término do encontro de chefes de Estado, o presidente brasileiro e sua comitiva viajam para Orlando, também nos Estados Unidos, onde cumprirá agenda de inauguração de uma sede consular brasileira e outras atividades.