Coletiva

Presidente do TSE dá balanço sobre primeiras horas de votação

Moraes disse que operações da PRF não prejudicaram eleitores

Da Redação, com Agencia Brasil

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução TV Senado

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, concedeu, no início da tarde, uma entrevista coletiva para fazer um balanço sobre a manhã de votação no segundo turno em todo o país. Houve diminuição das filas de eleitores em relação ao primeiro turno, segundo Moraes, e foi registrado número pequeno de urnas eletrônicas substituídas. 

O ministro informou que foram registradas filas em postos de votação em Lisboa e, devido ao grande número de eleitores nesses locais, mais seções eleitorais deverão ser criadas em Portugal e na França nas próximas eleições. 

Operações da Polícia Rodoviária Federal

Sobre operações policiais que estariam sendo feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas, Moraes disse que não houve prejuízos aos eleitores. 

O presidente relatou que se reuniu com diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, e foi informado por ele que as operações realizadas pela corporação envolvem a fiscalização do descumprimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como pneus carecas e faróis queimados, e não houve descumprimento de sua decisão. 

Ontem, 29, Moraes proibiu a PRF de realizar operações que pudessem afetar o transporte público de eleitores, fosse pago ou gratuito, sob pena de responsabilização criminal do diretor-geral da corporação em caso de descumprimento.

Moraes afirmou que os ônibus que foram parados pelos agentes conseguiram chegar ao local de destino e os eleitores conseguiram votar. 

“O prejuízo que causou aos eleitores foi o atraso durante a inspeção. Nenhum ônibus voltou para a origem. Todos foram para a seção eleitoral e votaram”, garantiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo