Governadores

Veja como ficou a definição dos governos nos estados

O domingo eleitoral também ficou marcado em 12 estados brasileiros que vivenciaram o segundo turno para a escolha de seus governadores

Mauriceia Silva, 

Da Redação

Divulgação Canção Nova

Mais de 156 milhões de eleitores estiveram aptos a votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e puderam escolher os nomes para ocupar os cargos de presidente da República e governador em 12 estados do país. Nas outras 15 unidades da federação, a escolha foi definida no primeiro turno. 

A disputa para governador e vice-governador ocorreu nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Acompanhe aqui a apuração do votos do segundo turno

Confira a lista dos governadores eleitos no segundo em 2022:

No Centro-Oeste do Brasil o ex-secretário estadual, e empresário do agronegócio Eduardo Riedel do PSDB, foi eleito neste domingo governador de Mato Grosso do Sul no segundo turno. O resultado foi confirmado com 92,23% das urnas apuradas às 17h16. O estado foi o primeiro a definir a eleição para governador.

Na Região Sudeste, o atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi reeleito no segundo turno. O pessedebista saiu do primeiro turno com uma vantagem de quase 10% dos votos válidos sobre o seu adversário, Carlos Manato (PL). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, (TSE) o candidato do PSB obteve 53,87%dos votos, contra 46,13% de seu adversário.

Na Região Norte, Wilson Lima, do União Brasil, foi reeleito governador do Amazonas em segundo turno. Com 90,69% das urnas eletrônicas apuradas, ele recebeu 958.323 votos, o que representa 56,99% dos votos válidos, enquanto Eduardo Braga do MDB obteve 723.282 votos, um total de 43,01%. Wilson Lima teve a preferência dos votos também no primeiro turno das eleições, que ocorreu no domingo, 7. Na ocasião, ele teve mais de 42% dos votos, enquanto o adversário, finalizou com 21%.

Em Rondônia, Marcos Rocha (União) conquistou o segundo mandato consecutivo no governo do estado com a aprovação de 52,54% do eleitorado. Já Marcos Rogério (PL), ficou em segundo na disputa ao alcançar 47,46% dos votos com 99,74% de apuração.

Na Região Nordeste João Azevêdo do PSB venceu a disputa eleitoral realizada neste domingo, e foi reeleito governador da Paraíba. Com 97,19% das urnas apuradas, o governador alcançou 52,33% dos votos e não pode mais ser superado por Pedro Cunha Lima (PSDB), que tem 47,67%. 

Raquel Lyra do PSDB, foi eleita governadora de Pernambuco ao ter vantagem no segundo turno sobre a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade). Com 90,41% das urnas apuradas, a tucana tem 58,85% dos votos válidos, contra 41,15% de Marília. Será a primeira vez que uma mulher ocupará o principal cargo do Executivo do estado. Sua vice-governadora será a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania).

Em Sergipe a disputa ao governo foi bastante apertada. Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito governador do estado em segundo turno: com 97,67% das urnas apuradas, ele tinha 51,83% dos votos válidos. Já seu adversário Rogério Carvalho (PT), tinha 48,17% do total de votos.

Em Alagoas Paulo Dantas (MDB) foi reeleito governador de Alagoas neste domingo, no segundo turno. Dantas havia sido escolhido por meio de eleição indireta para comandar o Estado em maio deste ano. Essa é a primeira vez que Dantas é eleito para o cargo de chefe do Executivo por eleição direta. Paulo Dantas tinha 52,33% dos votos válidos com 100% das urnas apuradas, o que equivale a 834.278 votos. Enquanto Rodrigo Cunha tinha 47,67% ou seja, 759.984 dos votos válidos.

Na Bahia, com 96% das urnas apuradas Jerônimo Rodrigues, do PT, foi eleito governador do estado da Bahia para os próximos quatro anos.  Ex-secretário de Educação do estado, Rodrigues tinha 52% votos, o que correspondia a mais de 4 milhões e 296 mil votos válidos. Já seu adversário, ACM Neto (União Brasil), ficou com 47%, o que representa pouco mais de 3 milhões 782 mil votos.

Na Região Sul, em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) foi o único senador a ser eleito governador neste domingo, 30. Ao todo, cinco senadores concorriam ao cargo de governador no segundo turno.  Com 98,65% das urnas apuradas, Jorginho Mello (PL) obteve 70,64% e vai ocupar o Palácio Cruz e Sousa a partir de janeiro. Ele superou Décio Lima (PT), que recebeu 29,36% dos votos. A primeira suplente de Jorginho Mello é Ivete da Silveira (MDB).

Eduardo Leite (PSDB) foi o primeiro governador do Rio Grande do Sul a conquistar a reeleição. Com 89,63% das urnas apuradas, o pleito já estava matematicamente definido com 57,10% para Leite e 42,9% para Onyx Lorenzoni (PL). 

Na Região Sudeste, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi eleito governador de São Paulo. Com 93,33% das urnas apuradas e o pleito matematicamente definido, ele obteve 55,34% dos votos, contra 44,66% de Fernando Haddad (PT).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo