Presidência da República

Eleições 2022: Lula é eleito presidente no segundo turno

Petista, que governou o país de 2003 a 2010, foi eleito neste domingo, e voltará a ser presidente da república pela terceira vez.

Mauriceia Silva, 

Da Redação

Foto: Reuters

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República neste domingo, 30, na votação do segundo turno e venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.

Houve confirmação do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por volta das 19h57, quando já haviam sido apuradas 98,81% das urnas. A essa altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não seria mais alcançado por Jair Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.

Eleito em 2002 e reeleito em 2006, Lula será o presidente do Brasil pela terceira vez. Com 77 anos de idade, será o presidente mais velho a assumir o cargo. O novo vice-presidente será o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).

A diferença entre Lula e Bolsonaro foi de apenas 1,76% – a menor já registrada nas eleições presidenciais. Dos eleitores que compareceram às urnas neste domingo, 30, um total de 3,16% (3,9 milhões) anularam o voto, e 1,43% (1,7 milhão) votaram em branco. 

Biografia

Nascido em Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva se mudou para o estado de São Paulo quando ainda era criança. Durante a adolescência, Lula fez um curso de torneiro mecânico e, posteriormente, passou a trabalhar como metalúrgico na cidade de São Bernardo do Campo, quando também começou a se envolver com a atividade sindical.

No final dos anos 1970 e 1980, Lula liderou greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).

Pela legenda, Lula se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988. Lula também foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998.

Nas eleições de 2002, foi eleito presidente do Brasil, tendo sido reeleito em 2006. Deixou a Presidência em 2010, e depois foi sucedido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições com o seu apoio.

Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sérgio Moro. 

As condenações foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. O STF também considerou posteriormente que Moro agiu sem a devida imparcialidade no processo.

Luiz Inácio Lula da Silva assumirá o terceiro mandato como presidente, aos 77 anos. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi adversário de Lula na disputa de 2006. Nascido em Pindamonhangaba (SP), Alckmin tem 68 anos, é professor e médico. Alckmin foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo