Repercussão

Presidência da CNBB sobre encontro com Papa: “Comunhão que nos une"

Segundo a presidência da CNBB, Francisco demonstra muito carinho com a Igreja no Brasil, com o povo e o episcopado brasileiro

Da redação, com CNBB

Registro do encontro do Papa Francisco com a presidência da CNBB na segunda-feira, 3/ Foto: Vatican Media

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou ao Vatican News sobre o encontro com o Papa Francisco, realizado na última segunda-feira, 3. Segundo o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha, é uma grande graça a presidência da entidade se encontrar com o sucessor de Cristo, o Papa. Lembrou que é uma prática os papas receberem a presidência da CNBB e destacou que Francisco demonstra muito carinho com a Igreja no Brasil, com o povo e o episcopado brasileiro.

O presidente lembrou ainda que além do Papa, a presidência da CNBB também se encontrou com alguns Dicastérios da Cúria Romana. “Trata de um momento especial para expressar e reforçar, sempre mais, a comunhão que nos une à Sé Apostólica, especialmente ao Papa”, disse. Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, esta reunião com o Pontífice expressa a comunhão do episcopado brasileiro e suas preocupações. “Refirmamos diante do Santo Padre a fidelidade e a comunhão dos bispos do Brasil”, disse.

“Uma conversa entre amigos com um irmão mais velho”, assim o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, definiu como foram recebidos pelo Papa Francisco em audiência em Roma. “O Papa quis saber que processos a Igreja no Brasil está vivenciando e quais os desafios enfrenta”. Dom Leonardo destacou o bom humor e a tranquilidade de Francisco. “O Papa agradeceu tudo a que a Igreja no Brasil faz pela Igreja”.

No encontro com o Pontífice, a presidência da CNBB enalteceu o carisma e o carinho que o povo brasileiro expressa por ele, inclusive pessoas que nem mesmo professam alguma religião. “O Santo Padre aponta para a necessidade de uma convivência social mais tranquila e mais urbana”, ressaltou o Secretário-geral. Isto se deve, segundo Dom Leonardo, pelo fato de Francisco ser transparente em sua humanidade e profundamente coerente na sua fé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo