20 de novembro

Pontifícias Obras Missionárias completam 40 anos de fundação no Brasil

Nesta segunda-feira, 19, na sede das POM em Brasília acontece um momento de celebração para comemorar o aniversário dessa missão

Da redação, com CNBB

“Uma história construída com a vida doada de muitos missionários e missionárias, sendo sinal de esperança nos locais mais necessitados”, destaca diretor nacional da POM

Quatro décadas de muitas histórias e dedicação ao trabalho missionário. As Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram nesta terça-feira, 20, seu aniversário de fundação no Brasil.

“Uma história construída com a vida doada de muitos missionários e missionárias, sendo sinal de esperança nos locais mais necessitados. O caminho percorrido pelas POM é sinodal e de profunda comunhão, interligando todas as forças vivas das Igrejas particulares e dos conselhos missionários em diferentes âmbitos”, destaca o diretor Nacional das POM, padre Maurício da Silva Jardim, em editorial da Revista SIM.

Nesta segunda-feira, 19, na sede das POM em Brasília, às 11h, haverá um momento de celebração com ex-diretores, bispos, padres, religiosos e religiosas e lideranças das Obras para comemorar o aniversário dessa missão.

Durante a semana, o site oficial das POM – www.pom.org.br – vai publicar vídeos e materiais que relembram a história e o com a missão em todo o mundo. Além do lançamento da edição comemorativa da revista SIM, com testemunhos de pessoas que fizeram parte dessa trajetória.

A preparação para a celebração dos 40 anos teve início durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o lançamento do vídeo institucional. E a conclusão das celebrações será nesta terça-feira, 20.

“O vídeo destaca que as POM é um organismo oficial do Vaticano, ligado à Congregação para Evangelização do Povos e no Brasil está em comunhão com organismos e comissões da CNBB”, destacou o diretor.

Ao longo do ano, as POM realizou diversas atividades em comemoração à data, como o mês missionário em outubro, que foi um momento de mostrar para a Igreja no Brasil o trabalho missionário que vem se desenvolvendo no país.

Padre Maurício Jardim, explica que as POM são organismos oficiais da Igreja Católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

“Os elementos comuns às quatro obras são a mística missionária e seu caráter pontifício. A mística que as identifica tem um tripé: oração, sacrifício e ofertas. Ou seja, a primeira obra é rezar pelas missões, pois o protagonista é o Espírito Santo, a segunda é a oferta existencial da própria vida e a terceira é a partilha econômica para a missão universal. O caráter pontifício significa que são obras do papa para toda a Igreja. Elas se desenvolvem com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-las próprias, concede-lhes caráter universal”, ressalta.

Um mês Extraordinário para a Missão

O ano de 2019 também será especial para as POM. Em outubro a Igreja vai celebrar o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, em honra ao centenário da carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.

O tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, foi escolhido por Francisco para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja. O papa indica quatro dimensões para viver, mais intensamente, o caminho de preparação e realização do Mês Missionário Extraordinário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo