No Vaticano

Papa recebe participantes da Assembleia Geral das POM

Grupo participou da missa concelebrada no altar da Cátedra na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Fernando Filoni.

Da redação, com CNBB

Os diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) de todos os continentes, junto com o presidente e os secretários-gerais das quatro Obras Missionárias, estão em Roma na Assembleia Geral Anual das POM e se encontraram com o Papa Francisco na tarde desta sexta-feira, 1º de junho. O grupo participou da missa concelebrada no altar da Cátedra na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Fernando Filoni.

A assembleia teve início no dia 28 de maio e os diretores e responsáveis pelas POM de diversos países receberam uma mensagem do Papa Francisco. O Brasil é representado pelo diretor nacional das POM, padre Maurício Jardim.

“O papa fala que o protagonista da missão é o Espírito Santo, sendo a principal tarefa das POM rezar pelas missões. É nosso papel estar nesta atitude de escuta, estando sempre numa posição de colaboração com a obra do Espírito. Além de rezar, também ajudar concretamente com as colaborações materiais às Igrejas mais necessitadas do mundo”, destacou.

O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, fez o discurso de abertura. Dom Filoni destacou a proclamação do Mês Missionário Extraordinário, em outubro de 2019, ressaltando que no coração deste mês missionário está a missão ad gentes, e que deve ser o centro de toda a Evangelização.

O cardeal também apresentou dois movimentos do missionário: a santidade como forma da vida cristã e a santidade como reforma de nossas estruturas, lembrando a mais nova carta apostólica do Papa Francisco, Gaudete et exsultate, em que a santidade é o ponto de partida.

Em seguida, o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente internacional das POM, dom Giovanni Pietro Dal Toso, explicou que as obras missionárias pertencem ao Papa e o significado de quem de quem participa é ajudar nesta missão pela solicitude das Igrejas do mundo inteiro.

Durante o encontro, a colombiana Yolanda Valero refletiu acerca da temática “Jovens espectadores ou protagonistas da missão”, tema que está em sintonia com o Sínodo da Juventude que acontece em outubro deste ano, no Vaticano.

“Neste tema da juventude, o Brasil tem uma grande contribuição devido ao nosso trabalho ligado à Obra da Propagação da Fé, da Juventude Missionária, na educação do adolescente e do jovem para ter esse coração missionário, um coração ad gentes”, ressaltou o padre Maurício.

O relatório final dessa assembleia foi apresentado pelo encarregado da administração das POM, mons. Charles Soldateschi. O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo às POM, cuja íntegra você confere a seguir.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo