Eleições 2018

Polícia Federal monta operação especial para as eleições

Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições funcionará no primeiro e no segundo turno

Da redação, com Polícia Federal

A Polícia Federal preparou, para os dois turnos das Eleições 2018, uma operação especial. Um Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018 (CICCE) funcionará entre os dias 1º e 8 de outubro e entre os dias 22 e 28 do mesmo mês em Brasília, composto por 14 instituições e órgãos parceiros, com o objetivo de diminuir conflitos e crimes eleitorais em todo o território nacional.

Nos últimos meses, um planejamento tático e operacional foi elaborado e policiais federais capacitados para o exercício de suas funções constitucionais. Os trabalhos eleitorais da Polícia Federal serão integrados aos esforços da Justiça Eleitoral e aos demais integrantes do sistema de segurança pública, visando assegurar o equilíbrio nas eleições e a coibição de infrações penais eleitorais.

As Superintendências dos Estados do Amazonas, Pernambuco e Roraima receberão reforços de policiais federais lotados em outras unidades. O efetivo policial será distribuído pelos Coordenadores Regionais das Eleições 2018 nos municípios que apresentam alta incidência de conflitos e crimes que requererem a atuação policial federal.

Segundo o site da Polícia Federal, a instituição do CICCE busca “garantir a realização das eleições de forma pacífica e segura; zelar pela liberdade de escolha do eleitor; garantir a eficiência e a eficácia da atuação das instituições envolvidas por meio da integração; garantir a execução do planejamento de segurança para as eleições gerais 2018; reduzir o tempo de resposta nos atendimentos às urgências e emergências; possibilitar o uso racional e comum dos recursos; obter as informações necessárias e permitir o acesso aos bancos de dados das instituições por meio de seus representantes com a utilização dos respectivos sistemas de TI.”

O CICCE terá atuação semelhante à adotada durante os grandes eventos ocorridos no Brasil entre os anos de 2013 a 2016 e apoiará os Gabinetes de Gestão Integrada Regionais na solução de eventos críticos e exercerá o monitoramento situacional das atividades da Polícia Federal em todo o território nacional, possibilitando a consolidação de informações gerenciais e operacionais de interesse policial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo