Arujá, na região metropolitana de São Paulo, tem pouco mais de 90.000 habitantes. Na cidade que se destaca pela arborização e qualidade de vida, o Toniel cria abelha sem ferrão. São mais de 70 caixas com cerca de 12 espécies, trabalho que faz há 10 anos.
“São um pouco mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão aqui no Brasil. Aqui, no estado de São Paulo, são em torno de 70 espécies também. E 80% daquilo que a gente consome, que a gente acaba comendo, foi polinizado por abelha. Então, esses polinizadores têm uma grande importância para os seres humanos e para os outros animais também”, explicou Otoniel Alves, que é meliponicultor.
Uma substância presente no própolis de uma espécie de abelha sem ferrão nativa aqui do Brasil pode eliminar até 100% das larvas do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya em apenas 48 horas. É o que aponta a pesquisa desenvolvida no Brasil. “Então, a larva quando tá o ovinho na água, ela vira aquele organismo que a população tá acostumado a ver na água, a fase larval. E aí ela vai ter que se transformar, passar por um processo de transformação para virar mosquito, tomar asas e voar. Essa substância inibe essa transformação, então ela vai morrer como larva”, afirmou o professor da FCFRP-USP, Norberto Lopes.
Normalmente o combate às larvas utiliza substâncias químicas agressivas ao meio ambiente, diferente do composto natural extraído do própolis da abelha conhecida como Mandaçaia.
O estudo apoiado pelo Ministério da Saúde foi publicado em uma revista científica do Reino Unido. Pesquisadores das universidades de São Paulo e Brasília e de duas startups do interior de São Paulo fizeram as análises e o levantamento.
“Então esse grande grupo de pesquisa trabalha com busca de substâncias da biodiversidade para o controle do Aedes. Então a ideia é, se nós entendermos para que as substâncias são usadas na natureza, nós podemos ter aplicações”, completou o professor.
Otoniel realiza palestras em escolas e empresas sobre as abelhas sem ferrão e o por que preservá-las. “Esse mel da abelha sem ferrão é utilizado principalmente na questão de broncodilatador, por questão de resfriado, antibactericida e vários benefícios para a saúde”, concluiu o meliponicultor.