Festas Juninas

Paróquias de Olinda e Recife promovem arraiais virtuais

Quem quiser acompanhar as quermesses pode entrar nas páginas das paróquias de Olinda e Recife

Da redação, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Tradição é tradição, por isso, quem gosta dá um jeitinho. As festas juninas e quermesses acontecerão em algumas paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, mesmo com um formato diferente por conta do distanciamento social ditado pelas autoridades sanitárias do Governo de Pernambuco. A ordem é brincar em casa, comprando, antecipadamente, as comidas típicas por meio das redes sociais e assistir às lives da paróquia em casa, com músicas e sorteios.

Na véspera de São João, a alegria está garantida. Tem forró virtual na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Paulista. A festa começa logo após a transmissão da missa, no dia 23 de junho, e tem como atração a banda Forró Baião de 2. A festa, transmitida pelo YouTube, pode ser acessada por fiéis de todas as paróquias.

Com data certa para reabertura das portas, no próximo dia 27, as igrejas celebrarão a vigília da solenidade de São Pedro e São Paulo com número reduzido de fiéis (30% da capacidade do templo), conforme orientação do arcebispo dom Fernando Saburido, observando os devidos cuidados de higienização e distanciamento. “Mas depois da missa, a gente vai arrastar o pé”, afirmou Raphael Feitosa, da Paróquia São José de Casa Caiada, que vai acompanhar a missa da vigília de São Pedro e São Paulo à tarde pelas redes sociais, no dia 27, “e cair no forró na festa on-line da paróquia à noite, em casa mesmo”.

Na Paróquia da Torre, o tradicional Forromeu vai acontecer no dia 27 de junho, mas virtualmente. O nome da festa é uma brincadeira com o nome do pároco, Romeu da Fonte, grande participante e incentivador das festas. As atrações são Márcia Lima, Dudu do Acordeon e Baião Interativo. Comprando o ingresso solidário pelo site da paróquia, o fiel concorre em sorteio de brindes. A festa começa, às 20 horas, no canal Ouve-me WebTV no YouTube, com todo mundo dentro de casa.

A paróquia de Casa Forte fez diferente: convidou os fiéis para gravarem uma cena de dança junina, em casa, devidamente caracterizados, e editou um vídeo de quadrilha para divulgar no jornal on-line da paróquia, que já está no ar.

Mesmo com a volta dos fiéis às celebrações presenciais no dia 27 (ainda em número menor), as transmissões das missas on-line prosseguem em toda a Arquidiocese, para atender aos que não conseguirem vagas para participar das missas dentro das igrejas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo