Episcopado brasileiro

Papa nomeia bispo para Jaboticabal (SP): Dom Eduardo Pinheiro

Até então bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva foi transferido pelo Papa para Jaboticabal

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom Eduardo Pinheiro da Silva / Foto: Jovens Conectados

Dom Eduardo Pinheiro da Silva / Foto: Jovens Conectados

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 22, mais uma mudança no episcopado brasileiro. O Papa Francisco nomeou como novo bispo da diocese de Jaboticabal (SP) Dom Eduardo Pinheiro da Silva, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande.

Dom Eduardo Pinheiro é o atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Nascido em 20 de janeiro de 1959 em Lins, interior de São Paulo, ele estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo. Ele também tem licenciatura em Ciências da Educação com especialização em Pastoral Juvenil e catequética pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma.

Os votos perpétuos como membro da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco foram feitos em 13 de janeiro de 1985 e ele foi ordenado sacerdote em 19 de janeiro de 1991.

No âmbito de sua Congregação, foi diretor da Casa de Formação para os candidatos do pré-noviciado, coordenador geral da Pastoral Juvenil na Inspetoria Salesiana de Mato Grosso, membro do Conselho da Inspetoria, coordenador da Escola Salesiana de Araçatuba e vigário paroquial.

Em 2 de março de 2005 foi nomeado bispo titular de Gisipa e auxiliar de Campo Grande, recebendo a ordenação episcopal em 6 de maio desse mesmo ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo