Igreja no Brasil

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Janaúba

Notícia foi divulgada hoje pela Nunciatura Apostólica no Brasil

Da redação, com CNBB

Monsenhor Roberto José da Silva foi o escolhido como novo bispo da diocese de Janaúba / Foto: Divulgação CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil informou, nesta quarta-feira, 12, o acolhimento do Papa Francisco ao ofício apresentado por Dom Ricardo Guerrino Brusati e a nomeação do novo bispo para a diocese de Janaúba (MG).

O Monsenhor Roberto José da Silva, atualmente reitor do Seminário Maior de Juiz de Fora (MG), foi o escolhido como bispo da diocese mineira.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo, expressando sua alegria com a nomeação.

“Na véspera da memória de Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja e Padroeiro dos pobres, queremos dirigir ao senhor os auspícios do Santo Padre na audiência de 13 de junho do ano passado: ‘Ele vos ensine a beleza do amor sincero e gratuito; somente amando como Ele amou, ninguém ao vosso redor se sentirá marginalizado e, ao mesmo tempo, vós mesmos sereis mais fortes nas provações da vida’. O Senhor lhe conceda, pela intercessão de Nossa Senhora e do Glorioso Santo Antônio um abençoado ministério episcopal. Conte com nosso apoio e orações”, destaca a saudação.

Os bispos também agradeceram a Dom Ricardo Guerrino Brusati, que agora tornou-se emérito, pelos anos em que esteve a frente da diocese de Janaúba e por todo o “serviço e dedicação realizados ao longo de seu ministério episcopal”.

Ao mesmo tempo, a CNBB o convida a colocar seus dons a serviço do Reino de Deus e continuar ajudando a conferência dos bispos em sua missão de construir sempre mais a comunhão episcopal e a unidade eclesial.

Monsenhor Roberto José da Silva

Nomeado bispo de Janaúba (MG) pelo Papa Francisco, padre Roberto José da Silva, é natural de Santos Dumont (MG). Nascido em 18 de março de 1965, estudou Filosofia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (Itasa), em Juiz de Fora (MG), e Teologia no mesmo Instituto. Também é formado em Pedagogia, com concentração em Orientação Educacional, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.

Em sua trajetória, já exerceu os cargos de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 2004 a 2005; chanceler da arquidiocese de Juiz de Fora, de 2009 a 2011; administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Ibitipoca – Lima Duarte – de 2015 a 2016, entre outros encargos. Atualmente, é administrador paroquial da Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora, e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, na mesma cidade.

Dom Ricardo Brusati

Com a decisão do Papa, Dom Ricardo torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico promulgado pelo Papa João Paulo II, em 1983, que prevê uma espécie de aposentadoria episcopal. O bispo emérito fica, então, desobrigado de suas funções clericais, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Dom Ricardo Guerrino nasceu na Itália, em Bellinzago, Novara, no dia 11 de abril de 1945. Chegou ao Brasil em dezembro de 1982. Iniciou seu ministério episcopal em 2002, quando foi nomeado bispo de Caetité (BA). Em 2015, foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de Janaúba (MG). Seu lema episcopal é “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo