Nomeação

Padre Edson Batista é o novo bispo da diocese de Cachoeira do Sul (RS)

Nomeação do Papa foi anunciada nesta quarta-feira, 22; diocese estava vacante desde 6 de janeiro de 2018

Da redação, com CNBB

Padre Edson Batista de Mello, nomeado bispo para a diocese de Cachoeira do Sul (RS)/ Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22, o novo bispo para a vacante diocese de Cachoeira do Sul (RS). O escolhido foi o padre Edson Batista de Mello, do clero de Novo Hamburgo (RS). A diocese estava vacante desde 6 de janeiro de 2018, quando faleceu Dom Remídio Bohn.

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, enviou uma saudação ao novo bispo: “a CNBB se alegra com sua nomeação como novo bispo de Cachoeira do Sul (RS). Nossa gratidão, neste momento, se endereça ao coração do Santo Padre, Papa Francisco, que olha com carinho para a Igreja no Brasil e envia novos pastores”.

Novo bispo

Padre Edson Batista de Mello nasceu no dia 15 de dezembro de 1964, na cidade de São Leopoldo (RS), filho de Jorge Emílio de Mello, já falecido, e Renata Garcez de Mello. Seus estudos iniciais foram na Escola Municipal Borges de Medeiros e na Escola Técnica Polisinos. O Ensino Médio foi cursado na Escola Técnica Frederico Schimidt, em São Leopoldo.

Em 1983, iniciou o curso de Engenharia Civil, na Unisinos. Neste período, ingressou no Exército Brasileiro, onde permaneceu como Oficial Temporário até janeiro de 1990. No ano seguinte iniciou a formação presbiteral, cursando Filosofia na Unisinos (1991 a 1993) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney, no Seminário de Viamão (RS).

Foi ordenado diácono em 30 de maio de 1997, na paróquia Santa Teresinha de Campo Bom. A ordenação sacerdotal foi no mesmo ano, no dia 5 de dezembro, na paróquia Santa Catarina, em São Leopoldo.

Atividades pastorais

Atuou como vigário paroquial na paróquia São Pedro, em Gramado (RS), foi pároco da paróquia Santa Catarina, de 1998 a 2002, ano em que atuou como coordenador de Pastoral. Entre 2003 e 2005, foi formador no Seminário de Viamão. De 2006 a 2010, padre Edson foi pároco na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Canela (RS).

De 2010 até 2016, foi reitor do Seminário São Luís Gonzaga, em Viamão. Atualmente, é pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, e coordenador diocesano de Pastoral, desde janeiro de 2017.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo